Pular para o conteúdo
Política

Polícia encontra material publicitário de deputado do PSDB com alvo de operação contra tráfico em MS

Operação mira esquema de tráfico de drogas e também prendeu uma advogada
Dândara Genelhú, Renata Portela -
caravina operação suplente material
Material encontrado na operação. (Reprodução, Garras)

O suplente de vereador, Ronaldo Cardoso () — alvo de operação contra tráfico em — tinha material publicitário do deputado Pedro Caravina (). As revistas foram encontradas pela equipe do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos), que presta apoio à operação da Polícia Civil do Distrito Federal.

Ao Midiamax, o delegado e agora deputado admitiu que conhece o suplente. “Eu ajudei a organizar a chapa do Podemos. Ele disputou a eleição na chapa majoritária Beto Pereira”, disse.

Além disso, afirmou que a parceria poderia seguir até 2026, nas próximas eleições. “Alguns têm interesse em me ajudar no ano que vem na campanha se houvesse a eleição”, comentou sobre o próximo pleito.

LEIA – Podemos pode analisar medidas contra suplente de vereador preso, diz Soraya Thronicke

Material de mandato

Caravina negou que o material encontrado seja de campanha. “De campanha não. Eu sei que parece que tinha algumas revistas do mandato de prestação de contas”, pontuou.

Logo, afirmou: “ele [Ronaldo] não estava comigo na campanha passada, nem conhecia ele na campanha”. Conforme o deputado, houve distribuição da revista para diversos endereços.

“Isso que parece que encontrou com os exemplares da casa dele. E normal também porque ele efetivamente fazia parte do grupo político”. Por fim, disse que entregou o material aos “candidatos não só do Podemos, mas para o pessoal do PSDB. Foi distribuído em vários locais”.

Operação

Operação nacional da Polícia Civil contra o crime organizado prendeu o suplente do Podemos, Ronaldo Cardoso — o Ronaldo da Cab — nesta sexta-feira (28). Agora, o partido aguarda a investigação para analisar medidas contra o político que concorreu a uma cadeira na Câmara de Campo Grande na Eleição de 2024.

A operação acontece em Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte e Alagoas. Em MS, o Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos) presta apoio à operação da Polícia Civil do Distrito Federal.

As equipes do Garras cumprem cinco mandados de busca e apreensão nas Moreninhas. As equipes cumprem seis mandados de prisão. No entanto, prenderam todos no Rio Grande do Norte.

Conforme apurado pelo Midiamax, as investigações também indicam a utilização de “familiares do traficante conhecido pelo codinome ‘Especialista’, residente em Mato Grosso do Sul” como testas de ferro.

Então, figurariam “como beneficiários de valores provenientes de traficantes do Distrito Federal e do chamado Núcleo Nordeste”. Além disso, “um desses familiares, identificado como suplente de vereador na cidade de /MS, ficou fora de circulação por aproximadamente dois meses. Sendo seu reaparecimento público registrado apenas em janeiro de 2024”.

Por fim, o trecho da investigação aponta que “a estrutura criminosa integrada por esses indivíduos é informalmente referida por integrantes de outros núcleos como pertencente ao ‘Núcleo SINALOA’, numa alusão à facção criminosa mexicana”.

Quem foi preso na operação:

  • Thiago Gabriel Martins da Silva;
  • Aline Gabriela Brandão;
  • Ronaldo Cardoso;
  • Pedro Jorge Martins da Silva.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados