Pular para o conteúdo
Política

Coleta de assinaturas pela intervenção no contrato do Consórcio Guaicurus começa na segunda

Levantamento online quer mensurar "quantas mil pessoas" desejam a destituição do grupo empresarial bilionário que comanda o transporte coletivo
Vinicios Araujo, Anna Gomes -
População insatisfeita vai poder dizer se quer o fim do monopólio do grupo Guaicurus, cujos diretores foram acusados de improbidade, peculato e exposição de terceiros a perigo. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

A petição pública para medir o percentual de cidadãos que desejam a destituição do Consórcio Guaicurus, grupo detentor do serviço de de , será aberta na próxima segunda-feira (22). A meta até o final do ano é de 50 mil assinaturas.

A iniciativa é liderada pelo vereador Maicon Nogueira (PP), membro que contrariou fechamento da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigou a precariedade do serviço.

Maicon cobrou menção nominal dos diretores alvos de indiciamento e a intervenção imediata no contrato bilionário de concessão por parte do Município.

Agora, segundo o parlamentar, o que se espera é colher a manifestação de populares para sinalização tanto à prefeitura quanto ao consórcio, da densidade de cidadãos que defendem o fim do contrato por meio de uma intervenção que, segundo o vereador, é legal e não abusiva.

“Vai ser lançado na segunda-feira. A gente tem feito reuniões com conselhos de usuários, com coletivos, e a gente tem uma expectativa aí de pegar até 50 mil assinaturas até dezembro nessa petição online”, disse o parlamentar.

Apesar de ser o porta-voz da iniciativa, após quebrar o protocolo da entrega final do relatório que arrematou os trabalhos da comissão de investigação contra o grupo bilionário do transporte público, Maicon afirma que não é autor da petição.

“Essa campanha não é minha, de um vereador, é dos usuários dos coletivos. Sou apenas o primeiro assinante dessa petição”, destacou nesta semana ao Jornal Midiamax.

Para facilitar a adesão dos campo-grandenses, a participação será feita digitalmente.

Intervenção

Como prometido, o vereador Maicon Nogueira (PP) usou a sessão ordinária da Câmara de Campo Grande, nesta terça-feira (16), para nominar os diretores do Consórcio Guaicurus, os quais, ao seu ver, devem ser alvos do indiciamento mencionado no relatório final da CPI que investigou a precariedade do serviço ofertado pelo grupo detentor do transporte coletivo da Capital. Além disso, pediu a intervenção imediata no contrato bilionário de concessão.

O texto não nomina, mas direciona o pedido de responsabilização dos crimes de improbidadepeculato e exposição da vida ou da saúde de outrem a perigo direto e iminente a “todos os diretores e ex-diretores do Consórcio Guaicurus”.

A forma como o relatório traz a menção aos ‘chefões’ do Consórcio causou divergência entre os membros da comissão, implicando em manifestação do parlamentar, que defendeu a citação explícita. Por essa razão, também, Maicon não assinou o relatório final, mesmo concordando com o teor do texto.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de . São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo mostra mais futebol, mas é derrotado pela LDU e terá de virar no MorumBis

Advogado que tentou matar argentino em semáforo é transferido ao Presídio Militar

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

Seleção masculina cai para a 6ª posição do ranking de seleções da Fifa

Notícias mais lidas agora

claudinho

STJ manda soltar Claudinho Serra após 105 dias preso por chefiar corrupção em Sidrolândia

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

Casal é preso em Campo Grande com armazenamento e produção de pornografia infantil

Últimas Notícias

Esportes

Sada Cruzeiro, que disputará finais da Supercopa em Campo Grande é derrotado no Campeonato Mineiro

A derrota foi com parciais de 21 a 25, 21 a 25, 25 a 19 e 29 a 27

Loterias

Aposta feita em Campo Grande acerta cinco números da Mega e fatura R$ 34 mil

Prêmio acumulou e irá para R$ 40 milhões

Polícia

52 quilos de cocaína escondidos em cabine de caminhão são apreendidos em São Gabriel

O caminhoneiro foi preso e levado à delegacia em São Gabriel do Oeste

Trânsito

Carros colidem em tentativa de ultrapassagem na Tamandaré

A informação é a de que não há feridos