Pular para o conteúdo
Política

Paulo Duarte vê falhas na rede de proteção às mulheres em MS

Feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte levanta dúvidas sobre a atuação da Deam
Marcus Moura, Dândara Genelhú -
Para o deputado é preciso corrigir falhas do sistema. (Divulgação, Alems)

O deputado estadual (PSB) acredita que as falhas no sistema de atendimento e proteção às mulheres em , reveladas a partir do caso de feminicídio contra a jornalista Vanessa Ricarte, expõem um problema crônico a ser corrigido no Estado.

Vanessa foi morta a facadas pelo ex-noivo na última quarta-feira (12), horas depois de procurar ajuda na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) em . Áudios gravados pela vítima antes de ser assassinada apontam descaso e erros grosseiros no atendimento que ela recebeu quando procurou ajuda na Casa da Mulher Brasileira.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Como em muitos casos de feminicídio em Mato Grosso do Sul, a ajuda não chegou a tempo. Para o deputado, é preciso fortalecer todo o sistema de combate à violência de gênero e rever protocolos e procedimentos.

“Está claro que houve falhas em todo o sistema que integra a rede de atendimento e proteção às mulheres. No entanto, temos que ir além de simplesmente buscar culpados nessa tragédia do caso Vanessa. Erradicar o preconceito e trabalhar a conscientização e a cultura do respeito às diferenças. E, claro, punir exemplarmente os crimes de feminicídio”, disse.

Sem escolta, Vanessa foi morta com três facadas pelo agressor, que já tinha um longo histórico de ocorrências por .

Em entrevista coletiva, a delegada titular da Deam, Eliane Benicasa, afirmou para toda a imprensa campo-grandense que teria oferecido escolta, mas que a jornalista teria “rejeitado”. Vários jornais de Campo Grande repercutiram a versão da policial.
Segundo Vanessa, isso é mentira.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF