A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus alcançou a marca de 641 denúncias. O relatório deve ser concluído em agosto, mas os vereadores já apontam que o assunto campeão de queixas foi a má conservação ou falta de manutenção dos ônibus, representando mais de um terço das reclamações.
A investigação da Câmara de Campo Grande contra o Consórcio Guaicurus vem sendo realizada há quatro meses. Segundo o presidente da CPI, vereador Lívio (União Brasil), foram 641 denúncias referente ao período de 25 de março a 21 de julho de 2025.
No total, foram 565 mensagens recebidas via WhatsApp, 44 formulários preenchidos, 46 e-mails enviados, 2 ligações telefônicas e 1 denúncia realizada de forma presencial.
As denúncias foram agrupadas em grandes eixos temáticos para identificar as principais denúncias. A análise identificou que quase 70% das denúncias envolvem má conservação e a superlotação ocupa o segundo lugar.
Os usuários também apontaram a falta de ônibus como outro motivo de dor de cabeça. A lista inclui atraso e problemas com pontualidade, descaso com os clientes, má gestão, problemas com motoristas, além de sugestões de melhorias.
Do total de registros, a maioria veio da Região Sul da cidade (27%), seguida da Região Central (16,2%) e da Região Norte (7,7%). Em 28,5% dos casos, não foi possível identificar a localidade da ocorrência.
O recesso parlamentar na Câmara de Vereadores de Campo Grande começou em 16 de julho. Durante a pausa, não haverá audiências públicas, sessões ordinárias, extraordinárias e nem solenes. O recesso também afetou o andamento de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).
A previsão de entrega do relatório final da CPI do Consórcio Guaicurus seria no dia 20 de julho, mas o recesso parlamentar interferiu no calendário. Enquanto estão em recesso, os prazos são paralisados. Ou seja, a CPI pode entregar o relatório final em 15 agosto.
A pausa da Casa de Leis termina dia 31 de julho, dia de sessão ordinária. Contudo, a primeira sessão do segundo semestre será na terça-feira seguinte, em 5 de agosto.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***