‘O Brasil é dos brasileiros’: bonés usados por aliados do governo Lula cria discussão entre políticos de MS

Acessório irritou a oposição no sábado (1), que indicou boné usado por aliados como ‘anti-Trump’

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Boné “O Brasil é dos brasileiros”, usado por aliados de Lula, gerou incômodo da oposição | (reprodução)

Após ministros e aliados do governo Lula circularem pelo Congresso Nacional, no último sábado (1), usando bonés com referência aos utilizados pelo presidente dos EUA, Donald Trump e seus apoiadores, mas com os dizeres “O Brasil é dos brasileiros”, o acessório virou discussão nas redes sociais entre políticos de Mato Grosso do Sul.

Com elogios ao governo Trump, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse em seu perfil do X (antigo Twitter) que o uso do boné, ao qual se referiu como “anti-Trump”, representa uma “política anti-americana” com “razão meramente ideológica”. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a ir aos EUA para a posse do republicano.

A deputada federal de MS, Camila Jara (PT), disse que vai mandar confeccionar mais acessórios. “Nosso país não está à venda, e isso incomoda os extremistas. Estão chamando de ‘boné anti-Trump’ a simples frase “O Brasil é dos brasileiros”, vê se pode? O Brasil é nosso, e ponto”, disse.

Da bancada petista da Assembleia Legislativa de MS, Pedro Kemp (PT), disse que esse seria o verdadeiro ‘boné dos patriotas’ brasileiros. O vereador de Campo Grande e ex-deputado estadual Rafael Tavares (PL) criticou o boné e, em tom de piada, sugeriu frases que criticam o atual Governo Federal. “O maior imposto é o nosso” e “sem café, sem picanha”, foram algumas das frases zombadas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Camila Jara (@camilajarams)

Boné ‘O Brasil é dos brasileiros’ criou polêmica

Antes das eleições no Congresso Nacional, ocorrida no sábado (1), os ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais da Presidência) foram um dos chefes das pastas de Lula que aparecem com o boné estampando a frase “O Brasil é dos brasileiros”.

O acessório irritou a oposição, como o mencionado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). “Ministros de Lula usam boné anti-Trump no Congresso brasileiro. Ideia foi validada pelo secretário de comunicação de Lula”, criticou.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, um dos que usaram o boné azul, se posicionou em defesa do adereço e rebateu as acusações em vídeo. “Vivi pra ver um boné, este boné, que exalta o povo brasileiro, o Brasil, ser acusado por pretensos patriotas de ser uma ofensa a um dirigente de outro país. O Brasil é dos brasileiros. O povo brasileiro não vai deixar entregar a nossa soberania, a nossa riqueza, para os dirigentes de outro país ou qualquer outra nação”, disse Padilha.

O acessório também foi usado pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

O boné azul com a frase “O Brasil é dos Brasileiros” remete ao icônico boné vermelho de Trump, que popularizou a frase “Make America Great Again” durante sua campanha presidencial. O boné vermelho, que simbolizou o movimento de direita nos EUA, foi usado com frequência por apoiadores de Trump, incluindo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que celebrava a posse de Trump.

A polêmica surge em meio a um contexto de intensas tensões comerciais entre os Estados Unidos e seus vizinhos, como o Canadá e o México.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados

vereador
alems
assembleia