Novo presidente, vice e corregedor-geral tomam posse no Tribunal de Justiça de MS

Presidente empossado quer ‘humanização e proximidade com a sociedade’ no TJMS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
presidente tjms
Nova administração foi empossada em cerimônia no Tribunal Pleno. (Henrique Arakaki, Midiamax)

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) empossou nesta sexta-feira (31) o novo presidente, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça. A nova composição será responsável pelo biênio de 2025/2026.

Assim, o novo presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) é o desembargador Dorival Renato Pavan. Também assumem os cargos na diretoria o desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho como vice-presidente e o desembargador Ruy Celso Barbosa Florence como corregedor-geral de Justiça.

A cerimônia aconteceu em Campo Grande, no Tribunal Pleno. Sessão do TJMS de 18 de dezembro de 2024 elegeu a nova administração.

‘Humanização e proximidade com a sociedade’

Em coletiva, o presidente empossado destacou que o Judiciário vive em constantes transformações, assim como a sociedade. “Estamos pretendendo ingressar numa nova era, numa nova fase, que é uma ordem na realidade mundial, que é nós inserirmos o Judiciário num contexto de maior humanização e de realização de projetos que são funções atípicas do Poder Judiciário”.

Então, conforme o desembargador, essa inserção deve “contribuir para que a população possa ser melhor atendida”. Para isso, pretendem desenvolver projetos no âmbito social.

“Nossas comissões estão funcionando e vamos incentivar muito isso para que a gente possa se aproximar da sociedade, ouvir a sociedade, antes de tomar decisões que possam impactar todas as camadas sociais”, pontuou.

Desembargador tomou posse como presidente nesta sexta-feira (31). (Henrique Arakaki, Midiamax)

Parceria entre Poderes

O governador Eduardo Riedel (PSDB) participou da solenidade. Em fala oficial, destacou a parceria do Executivo com o Judiciário de MS. “Sem dúvida nenhuma a nossa capacidade de construir soluções e estabelecer parcerias passa pela parceria com o Poder Judiciário, que sempre nos é extremamente solícito e atento às demandas sociais”.

Já o representante da OAB-MS, advogado Luiz Rene do Amaral, apontou canais que aproximaram o judiciário e a OAB em MS. “Desembargador Dorival já vem fazendo a diferença no Tribunal. Quantas vezes nos receberam para ampliar a possibilidade e exercício dos advogados. O senhor inicia o trabalho da sua gestão com a grandeza da sua história pregressa”, parabenizou.

Além disso, o presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), deputado Gerson Claro (PP), representou o Legislativo de Mato Grosso do Sul.

(Henrique Arakaki, Midiamax)

Biênio passado

Presidente do biênio passado, o desembargador Sérgio Fernandes Martins relembrou a trajetória na administração do Judiciário. Contudo, criticou as investigações no final do mandato do biênio, que afastou desembargadores por suspeita de venda de sentenças.

“Não posso permitir que erros grosseiros, de uma investigação frágil e enviesada, sejam perpetradas com o fito de nebular um legado construído em torno de critérios da correção, do respeito ao Estado de Direito e da ética da responsabilidade. Sempre fui um homem de projetos”, disse.

(Com Marcus Moura)

Conteúdos relacionados

presidente tjms
deputado pollon