Pular para o conteúdo
Política

No retorno do recesso, CCJR distribui 16 projetos de lei

Ainda, projetos foram devolvidos e seguem para tramitação na Casa de Leis
Renata Volpe -
Reunião da CCJR. (Luciana Nassar, Alems)

A primeira reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) do segundo semestre de 2025 foi realizada nesta quarta-feira (6), com a distribuição de 16 proposições para análise dos integrantes da comissão.

Entre os projetos relatados pelo deputado e presidente do grupo de trabalho, Pedro Caravina (PSDB), o Projeto de Lei 75/2025, de autoria do deputado Paulo Duarte (PSB), cuja ementa é “Os serviços de atendimento de emergência médica no Estado devem adotar protocolos específicos para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições sensoriais especiais”.

Arquivados

Outras duas propostas foram relatadas por Caravina. O Projeto de Lei 96/2025, de autoria do deputado João Henrique, que institui o programa Lei da Onça, destinado à proteção e conservação de felinos silvestres, à promoção da coexistência sustentável com a atividade pecuária e a segurança da população, assim como a compensação por danos decorrentes de ataques a rebanhos. A matéria contém vício de inconstitucionalidade, segundo o relator, e recebeu parecer contrário por unanimidade, seguindo ao arquivo.

E o Projeto de Resolução 11/2025, de autoria do deputado Pedrossian Neto (PSD), que concede Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense a quem especifica, tramitará regularmente na Casa de Leis.

O deputado e vice-presidente da CCJR, Junior Mochi (MDB), relatou o Projeto de Lei 157/2025, de autoria do deputado João Henrique (PL), que dispõe sobre as diretrizes para instituição do Peais-DR (Programa Estadual de Atenção Integral e Sistemática às Pessoas com Doenças Raras). O projeto foi foi considerado inconstitucional por unanimidade e segue ao arquivo.

Aprovados

O deputado Neno Razuk (PL) fez a devolução de duas matérias. O Projeto de Lei 134/2025, de autoria da deputada Gleice Jane (PT), que institui a Política Estadual de Aproveitamento Sustentável de Madeiras Submersas em Águas Represadas. A proposta segue ao arquivo por ter recebido parecer contrário por unanimidade.

Já o Projeto de Lei 141/2025, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), que institui o Dia Estadual de Luta e Memória pelas Vítimas de Feminicídio, recebeu parecer favorável e segue a regular tramitação na Casa de Leis.

O deputado Pedrossian Neto (PSD) relatou duas matérias, o Projeto de Resolução 19/2025, que institui a Medalha e o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo com o nome que especifica em reconhecimento aos médicos-veterinários. A matéria é de autoria do deputado Renato Câmara (MDB), vice-presidente da (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), e foi considerada constitucional.

E o Projeto de Lei 91/2025, de autoria do deputado João Henrique (PL), que estabelece a comunicação obrigatória à Defensoria Pública sobre registros de nascimento lavrados sem identificação de paternidade, para fins de atuação jurídica em defesa dos direitos da criança e do adolescente, e dá outras providências, também tramitará regularmente na Assembleia Legislativa, com emenda substitutiva integral.

O deputado Paulo Duarte (PSB) relatou o Projeto de Lei 158/2025, de autoria do Poder Executivo, o qual altera a redação de dispositivo da Lei 1.854, de 21 de maio de 1998, que autoriza a constituição da MSGás (Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul). A matéria tramitará regularmente na Alems.

O deputado também fez a devolução do Projeto de Lei 129/2025, de autoria da deputada Gleice Jane, que institui a Semana de Educação e Conscientização sobre Segurança Digital para Crianças e Adolescentes, denominada Segurança em Rede, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. A matéria recebeu parecer favorável e segue para análise em plenário.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sob vistas de Mendonça, agravo de Lucas de Lima não convenceu relator de ‘discriminação política e pessoal’

Novo Primt pode ter cota para mães atípicas e salários 50% mais altos

cnmp corregedoria

CNMP cancela a sessão ordinária de 19 de agosto e substitui por virtual

Aprovado projeto de lei para proteger consumidor dos impactos das apostas virtuais em MS

Notícias mais lidas agora

Início do tarifaço impacta carne de MS, mas ‘livra’ outros dois principais produtos

denúncia mpf pedágio br-163 ccr

Motiva lucra R$ 480 milhões na BR-163 em MS após vencer leilão no 2º trimestre

governo redução contenção gastos milhões

Com corte de gastos, Governo de MS prevê economia de R$ 650 milhões até o fim do ano

vander pt

Vander defende saída do PT da base de Riedel após apoio a Bolsonaro

Últimas Notícias

Cotidiano

Focada no empreendedorismo e turismo rural, Ruraltur acontece neste mês em Campo Grande

Evento de empreendedorismo e turismo rural acontece nos dias 21 e 22 de agosto na Feira Central

Política

Comitiva de MS na Ásia se encontra com governador de estado indiano

Primeira agenda ocorre em Mumbai, na Índia

Emprego e Concurso

Indústria recorre a feirão para preencher 300 vagas de costureira

Interessados devem levar carteira de trabalho e documentos pessoais até quinta-feira

Mundo

Rubio diz que poderá ter anúncios sobre sanções à Rússia em breve

Secretário de Estado dos EUA afirmou que houve mediações com Putin, mas que tarifas são inevitáveis