O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) deve ir até Washington, D.C., capital dos Estados Unidos, em maio, para tentar diminuir a tensão entre Brasil e EUA, promovida pelas questões tarifárias impostas pelo presidente Donald Trump a diversos países.
A viagem acontece após visita do encarregado de negócios da embaixada americana, Gabriel Escobar, ao senador em 18 de março. Na ocasião, ele afirma que o país governado por Trump quer manter um bom relacionamento e investir no Brasil.
“[…] ele, com todas as letras, falou que seria muito interessante se a gente organizasse uma comissão de parlamentares, deputados e senadores, para poder ir na busca de um contato entre os parlamentares de lá; a fim de que a gente pudesse estabelecer um canal de diálogo e tentar diminuir essa tensão e reverter essa história, que é o que nos interessa. Ninguém perde com a busca do diálogo e do entendimento. Ao passo que com um conflito comercial, muita gente perde”, afirma Trad.
Segundo o senador, ainda não há data definida, mas a viagem está em tratativas. “[…] existe uma coisa que a gente tem que saber valorizar: 200 anos de relação diplomática com os Estados Unidos. Não são 200 dias, nem 200 meses, são 200 anos. E a balança comercial, que é algo que, ditas regras na relação de negócios, ela é amplamente favorável para os Estados Unidos em relação ao Brasil. O Brasil para eles é bom”, opinou o parlamentar.
Trad ainda citou a viagem da senadora Tereza Cristina, em 2019. “Ela pegou um grupo de assessores da área e foi para os Estados Unidos para poder debater a questão do aumento da tarifa do aço e do alumínio. E conseguiu reverter”, diz.
“É uma guerra que você, a partir do momento que você revida, pode vir um tranco maior de lá para cá. E pergunto para você: nós estamos preparados para isso? Para entrar no ringue e brigar com os Estados Unidos?”, complementa Trad.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.