Pular para o conteúdo
Política

Nelsinho Trad é cotado para assumir comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado

Eleição para novo presidente do Senado Federal será no sábado (1) e comissões serão definidas
Mariane Chianezi -
Senador Nelsinho Trad (PSD). (Waldemir Barreto/Agência Senado)

O Senado Federal se prepara para as eleições da nova mesa diretora e definição dos presidentes das comissões permanentes. Para ocupar a presidência de uma das principais comissões, está cotado o senador de , (PSD).

Conforme publicado pelo Poder360, Nelsinho deverá presidir a CRE (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional), atualmente comandado por Renan Calheiros (MDB-AL). Vale lembrar que o senador de MS já ocupou o colegiado em 2019 e 2020.

Os indicados, em geral, costumam ser definidos por acordos antes das votações. As escolhas dos nomes levam em conta o tamanho das bancadas, articulações e troca de apoio para a presidência do Senado.

Do partido de Nelsinho, Otto Alencar (PSD-BA) deverá ficar com o comando da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Com 15 senadores na Casa, o PSD teria negociado em troca de apoio à candidatura de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) à presidência do Senado. Otto seria candidato, mas abriu mão da presidência para pavimentar o caminho de Alcolumbre à cadeira do Senado.

Candidatos à presidência do Senado

Além de Alcolumbre, outros quatro senadores colocaram o nome para o pleito. Deverão concorrer Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES), Eduardo Girão (Novo-CE) e a senadora de Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (Podemos), que pode ser a única mulher a concorrer à cadeira atualmente ocupada por Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Eleições no Senado

O Senado Federal marcou para o dia 1º de fevereiro, sábado, a eleição para escolher o novo presidente e os outros integrantes da Mesa da Casa para a 57ª Legislatura.

Conforme divulgado pela Agência Senado, o início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para as 10h. Em seguida, às 11h, deverá ocorrer a segunda reunião, para a eleição dos demais integrantes. Os mandatos são de dois anos.

A Mesa do Senado, ou Comissão Diretora, é responsável pela direção dos trabalhos legislativos. Além do presidente do Senado, que também preside o Congresso Nacional, compõem a Mesa dois vice-presidentes e quatro secretários, que exercem atribuições previstas na Constituição e no Regimento Interno da Casa. Além disso, a Mesa tem quatro suplentes.

No dia 3 de fevereiro, já sob a direção da nova Mesa, serão abertos os trabalhos legislativos do Congresso Nacional. A sessão solene que abre o ano legislativo é feita com a participação de representantes dos Três Poderes.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime