Pular para o conteúdo
Política

Na Expogrande, Tereza Cristina defende que ‘agro sustentável’ esteja na COP30

Senadora participa da abertura do Fórum Agro, na Expogrande 2025
Fábio Oruê, Marcus Moura -
agro
Senadora Tereza Cristina (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

A senadora Tereza Cristina (PP) defendeu que o sustentável esteja na COP 30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que acontece em novembro, em Belém (PA).

“A COP30, que vai acontecer no e que pode ser bom, mas também temos um risco muito grande dela trazer uma pecha principalmente para o nosso setor, pelo viés ideológico do governo”, afirma a parlamentar, que afirmou ser uma “oposição light” e que “briga incansavelmente pelo Brasil”.

“Vamos discutir muito esse assunto até novembro. Nós temos que trazer mais gente para falar. Eu sei que hoje aqui um dos temas é sustentabilidade, mas nós precisamos trabalhar esse assunto para que o Brasil leve e mostre para o mundo a agropecuária sustentável que ele tem”, discursa, durante a abertura do Fórum Agro, nesta quinta-feira (10), na Expogrande 2025.

A Acrissul (Associação de Criadores de MS) e o Lide – grupo de empresários – debatem o momento atual do agronegócio brasileiro e mundial durante o Fórum.

“Muito nós sofremos enquanto pecuaristas, tendo o dedo apontado, como um grande emissor, um problema para o mundo. Pelo contrário, a pecuária brasileira, em especial a pecuária sul-mato-grossense, dá aula de sustentabilidade para o mundo inteiro. Nós vamos lá mostrar isso na COP30”, afirma o governador Eduardo Riedel ().

“Toda ameaça pode ser uma oportunidade, mas a COP, nós começamos a fazer o dever de casa na pré-COP da Pecuária, aqui em , com toda a academia reunida, as Embrapas aqui, para levar para a COP aquilo que a pecuária sul-mato-grossense e brasileira tem, que é totalmente diferente de outros do mundo, [países] de clima temperado, que é a nossa capacidade de emitir muito menos carbono”, completa.

A intenção do Fórum Agro é reunir e conectar lideranças para fomentar negócios e legados, contribuindo para o fortalecimento da livre iniciativa e o desenvolvimento socioeconômico. Além disso, Riedel revelou que MS realizada outra Pré-COP, no final de maio em Bonito.

COP30

O Pará se prepara para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). De acordo com estimativas da FGV (Fundação Getúlio Vargas), é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência.

Deste total, aproximadamente 7 mil compõem a chamada “família COP”, formada pelas equipes da ONU e delegações de países membros.

Para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a COP 30 será diferente de todas as outras. 

“Uma coisa é discutir a Amazônia no Egito; outra coisa é discutir a Amazônia em Berlim; outra coisa é discutir a Amazônia em Paris. Agora, não. Agora nós vamos discutir a importância da Amazônia dentro da Amazônia. Nós vamos discutir a questão indígenas, vendo os indígenas. Nós vamos discutir a questão dos povos ribeirinhos, vendo os povos ribeirinhos e vendo como eles vivem”, afirmou o presidente.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Aposentados do Estado querem ampliar teto de isenção da contribuição para três salários

Fundação do Trabalho convoca classificados no Primt; confira

professores primeiros socorros

Professores da rede estadual terão que passar por capacitação em primeiros socorros

Filha de Maria Gladys desconhece suposta ajuda de Mia Goth à avó

Notícias mais lidas agora

Mesmo sob mira da Corregedoria, ex-PGJ Alexandre Magno quer vaga no CNMP

Consórcio alega ‘falta de cuidado’ de passageira ao cair

Após cirurgia de 12 horas, Bolsonaro está no quarto e em estado de saúde é estável

Lei da Reciprocidade Comercial entra em vigor nesta segunda-feira

Últimas Notícias

Esportes

Sub-13 do Campeonato Sul-Mato-Grossense tem 40 gols marcados na quarta rodada

Goleadas marcaram o sábado (12) no campeonato, que teve média de 5,7 gols por jogo

Sem Categoria

Homem é morto com tiro na nuca em canteiro na Avenida Gunter Hans em Campo Grande

A princípio, a suspeita é que a vítima, que estava sem documentos, seria andarilho. Ela foi atingido por um tiro na nuca que saiu pelo olho.

MidiaMAIS

Usurpador? Sem asas, animal se apossa de ninho de araras no alto de árvore em MS

Espécie inusitada foi encontrada dormindo na casa das araras

Política

Câmara discute veto em lei que criou Junta de Análise e Julgamento de Recurso da Agereg

Propostas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência também serão apreciadas em sessão desta terça-feira