Pular para o conteúdo
Política

Multas de trânsito, ave símbolo e carreira no MPMS: confira PLs aprovados na Alems na Semana Santa

Deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram sete projetos nas sessões ordinárias de terça (15) e quarta-feira (16)
Thalya Godoy -
Um dos projetos aprovados permite que motoristas "escapem" da multa de trânsito. (Arquivo, Midiamax)

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram sete projetos durante a semana, que foi reduzida devido ao feriadão de Semana Santa. Na sessão ordinária da última terça-feira (15), foram aprovadas quatro proposições. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Em segunda discussão, foi aprovada a mudança de regras na carreira no MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). De acordo com o Projeto de Lei Complementar 2/2025, o objetivo é instituir norma de transição em relação ao prazo de restrição para promoção e remoção na carreira do Ministério Público.

Ou seja, os membros que tiveram promoção ou remoção antes da entrada em vigor da nova lei (Lei Complementar 313, de 7 de julho de 2023) estarão sujeitos ao período anterior de restrição de movimentação de doze meses. A nova legislação prevê prazo de três anos. A matéria não implica criação de cargos e nem aumento de estrutura pessoal.

Deficiência auditiva

Os parlamentares também aprovaram matéria que traz mudanças sobre a definição de deficiência auditiva e estabelece valor referencial da limitação auditiva. A proposição também altera a Lei 3.181, de 21 de fevereiro de 2006, que dispõe sobre a Política Estadual para Promoção e Integração Social da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais. O Projeto de Lei 2/2025 foi proposto pelo deputado Jamilson Name ().

O projeto visa se adequar a Lei Federal nº 14.768, de 22 de dezembro de 2023. Segundo o texto, será considerada deficiência auditiva a “limitação de longo prazo da audição, unilateral total ou bilateral parcial ou total, a qual, em interação com uma ou mais barreiras, obstrui a participação plena e efetiva da pessoa na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Segundo a lei federal, é adotada como valor referencial da limitação auditiva a média aritmética de 41 dB (quarenta e um decibéis) ou mais aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz (quinhentos hertz), 1.000 Hz (mil hertz), 2.000 Hz (dois mil hertz) e 3.000 Hz (três mil hertz).

Arara-azul como ave símbolo de MS

A (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) também aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Lei 289/2024, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), que institui a Arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) como ave símbolo do Estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo da matéria é preservar a espécie e fomentar o turismo de observação de pássaros.

“Dia S”

Já em segunda discussão, os deputados aprovaram a criação do “Dia S” de valorização e reconhecimento ao Sistema Fecomércio/SESC/SENAC/IPF e Sindicatos filiados à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomercio-MS). A data será comemorada anualmente em 16 de maio. O Projeto de Lei 49/2025 é de autoria do deputado Paulo Corrêa (PSDB).

Sessão de quarta-feira (16)

Já na sessão ordinária da última quinta-feira (16), foram aprovados três projetos na Ordem do Dia. Em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 176/2024 que abre a possibilidade de converter multas de trânsito leve e média em advertência. 

De autoria dos deputados Gerson Claro (PP) e Paulo Duarte (PSB), o PL acrescenta dispositivos à lei que estabelece os valores das taxas da Tabela de Serviços do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS). Agora, a matéria segue à sanção.

“Existe uma previsão legal federal para a possibilidade de converter multa em advertência quando há multa de natureza de leve a média, ocorre a maioria dos Departamentos Estaduais de Trânsito [Detrans] estão fazendo isso tornar-se lei e não ser de definição do Detran, e sim, obrigatório, uma vez que for identificado no sistema somente uma multa, que seja convertida em advertência, isso passa a ser obrigatório com esse projeto”, ressaltou o presidente da Alems.

Enfrentamento de violência contra a mulher

Já em primeira discussão foi aprovado o Projeto de Lei 9/2024 que dispõe sobre a divulgação do protocolo ‘Não é Não’. A matéria, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), prevê o enfrentamento da violência contra a mulher em casas noturnas, boates e espetáculos musicais.

Criação de medalha

O Projeto de Resolução 111/2024, de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), foi aprovado em discussão única e segue à sanção. A matéria institui a Medalha e o Diploma de honra ao Mérito Legislativo Celso Costa.

“Este projeto pretende criar a medalha e diploma Celso Costa, um arquiteto, um professor universitário, um homem público, que deixou um legado e esse projeto é para que nós eternizemos esse nome em uma homenagem”, explicou o Modesto.

Vistas

O deputado João Henrique Catan (PL) pediu vistas ao projeto que prevê a recondução do diretor-presidente da Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de MS).

O projeto de Decreto Legislativo 2/2025, de autoria da Mesa Diretora (2025-2026), quer recondução de Carlos Alberto de Assis para o cargo, mas a votação foi adiada após o pedido de vistas do parlamentar. 

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil goleia Uruguai por 5 a 1 e garante vaga na final da Copa América e Olimpíadas 2028

Grêmio vence o Fortaleza com 2 gols e reage no Brasileirão

Tsunami atinge Rússia após terremoto e alertas chegam ao Japão, EUA, Chile e Equador

MC Livinho sofre acidente de moto, perfura pulmão e é internado em UTI em São Paulo

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Botafogo abre vantagem sobre o Red Bull Bragantino com vitória de 2 a 0

Últimas Notícias

Política

Pressão dos EUA sobre petróleo russo domina agenda com senadores brasileiros

Do MS, Nelsinho Trad e Tereza Cristina destacam engajamento bipartidário e avanço técnico nas negociações em Washington

Polícia

Atentado a tiros na fronteira tinha brasileiro como alvo

Pistoleiros se passaram por agentes da polícia paraguaia

Polícia

‘Ele é quem sofria agressões’: mulher é indiciada por falsa denúncia de violência doméstica

Relacionamento teria terminado porque mulher traía companheiro na casa da família, quando ele e a filha do casal estavam ausentes

Cotidiano

Mega-Sena acumula e duas apostas de MS levam R$ 67 mil da quina

Prêmio estimado para próximo sorteio é de R$ 76 mil