Pular para o conteúdo
Política

Ministra das Mulheres se reúne com governador e prefeita após feminicídio de Vanessa

Comitiva do Ministério das Mulheres cumpre agenda de três dias após áudio de jornalista assassinada denunciar falha em atendimento policial
Dândara Genelhú -
Compartilhar
ministra cida
Cida Gonçalves ainda terá reunião com a Prefeita de Campo Grande. (Arquivo Midiamax, Kisie Ainoa, Reprodução Redes Sociais)

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, se reúne na terça-feira (18) com o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), e a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP). O encontro faz parte de série de agendas de comitiva da pasta em Campo Grande após a morte da jornalista Vanessa Ricarte, vítima de feminicídio aos 42 anos.

Áudios de Vanessa detalham descaso e erros da Deam no atendimento, que antecedeu a morte da jornalista. Após as denúncias de Vanessa serem amplamente divulgadas, comitê do Ministério das Mulheres desembarcou em Campo Grande na noite do sábado (15) para cobrar providências sobre a situação.

Vanessa foi assassinada brutalmente por seu ex-noivo, Caio Nascimento, na última quarta-feira (12). O atendimento prestado à vítima será apurado pelo grupo do Ministério, formado pela Ouvidora, Graziele Carra Dias; pela Diretora de Proteção de Direitos, Pagu Rodrigues; e pela chefe de gabinete da ministra, Kátia Guimarães.

As agendas começam neste domingo (16) na Casa da Mulher Brasileira. Na segunda-feira (17) pela manhã a equipe do Ministério se reunirá com a secretária-adjunta da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Viviane Luiza da Silva.

Também participará do encontro de segunda-feira a subsecretária estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa.

Ministra em Campo Grande

Na terça-feira (18), a ministra Cida Gonçalves se junta à comitiva. Uma agenda foi confirmada até o momento, reunião no período da manhã com os chefes do Executivo de Campo Grande e MS.

Além do governador Eduardo Riedel e a prefeita Adriane Lopes, a ministra se encontrará com o presidente e o corregedor do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), os desembargadores Dorival Renato Pavan e Ruy Celso Barbosa Florence, respectivamente.

“O percurso não poderia ter ocorrido sem a escolta da Patrulha Maria da Penha, conforme o protocolo de avaliação de risco para mulheres em situação de violência que orienta o atendimento na Casa da Mulher Brasileira. A equipe do Ministério das Mulheres viaja a Campo Grande ainda neste final de semana para dialogar com representantes da rede de atendimento”, diz a nota divulgada pelo Ministério das Mulheres.

Áudios denunciam atendimento desumanizado na Deam

“O jeito que ela me tratou foi bem prolixo. Bem fria e seca”, assim resumiu Vanessa Ricarte sobre o atendimento da delegada.

“Eu, que tenho instrução, escolaridade, trataram desta maneira. Imagina uma mulher vulnerável…”, disse a jornalista em mensagem a uma amiga. Em outro trecho ela destaca ainda que: “Tudo protege o cara, o agressor”.

Feminicídio

Primeira vítima de feminicídio de 2025 em Campo Grande, Vanessa morreu dentro de casa, esfaqueada pelo ex-noivo, Caio Nascimento. O crime ocorreu horas após ir à Deam, onde registrou um boletim de ocorrência contra o autor e solicitou medida protetiva.

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, ao tentar entrar na própria casa, sem escolta policial, Vanessa acabou atingida no coração por três facadas desferidas por Caio Nascimento. O pedido de medida protetiva, mais uma vez, não adiantou para nada.

Na próxima terça-feira (18), a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, se juntará a comitiva de reuniões com o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), e com o presidente e o corregedor do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, os desembargadores Dorival Renato Pavan e Ruy Celso Barbosa Florence, respectivamente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados