Ministério quer ações para enfrentar fluxo de imigrantes em Corumbá

Ministro Wellington Dias conversou com juiz da 1ª Vara Cível da Comarca do município

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Reunião aconteceu nesta quarta-feira. Migração é desafio para cidade de fronteira. (Foto: Roberta Aline / MDS)

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome deseja articular ações conjuntas para enfrentar o aumento no fluxo imigratório para Corumbá, cidade na fronteira com a Bolívia, localizada a 417 quilômetros de Campo Grande. Somente em 2024, 1.589 pessoas de 13 nacionalidades buscaram o município.

Nesta quarta-feira (15), o ministro do Desenvolvimento, Wellington Dias, recebeu o juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Corumbá (MS), Maurício Cleber Miglioranzi Santos, para discutir as dificuldades enfrentadas pelo município devido ao aumento do fluxo imigratório na região. Durante o encontro, o ministro abordou formas de oferecer o apoio necessário e buscar soluções para melhorar a situação dos migrantes.

De acordo com o magistrado, o número de pessoas que chegam ao Brasil pela fronteira com Corumbá tem aumentado, sobrecarregando as equipes locais responsáveis pela regularização dos documentos, o que impacta principalmente os mais vulneráveis, como crianças e adolescentes.

Wellington Dias enfatizou a importância de uma ação conjunta entre sua pasta, o Ministério da Justiça, o Ministério dos Direitos Humanos e o Conselho Tutelar. “Estabelecemos uma agenda de trabalho para o mês de fevereiro, com a presença de várias áreas do Governo Federal, juntamente com o estado, o município, o Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria, tanto do Estado quanto da União, para trabalhar em um diagnóstico e identificar alternativas que nos permitam apoiar o município e a região no enfrentamento do fluxo imigratório”, afirmou.

(Por Marcus Moura)

Conteúdos relacionados

tiago vargas
Adriane Lopes prefeita de campo grande