Mais cinco nomes da nova gestão são divulgados por Adriane em Campo Grande
Esta é a segunda lista com os nomes da gestão após a reforma administrativa
Fábio Oruê –
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Divulgando seus secretários e diretores em doses homeopáticas, a prefeita Adriane Lopes (PP) divulgou mais cinco nomes da gestão nesta segunda-feira (6). A chefe do executivo afirmou que vai divulgar os nomes gradativamente.
A nova lista traz os nomes já conhecidos de Catiana Sabadin, Lucas Bitencourt, André Brandão, Paulo da Silva e Berenice Jacob. Sabadin, de subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos, vira secretária da Seppe (Secretaria Especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas) após a reforma administrativa.
Lucas Bitencourt continua como Secretário Municipal de Educação, cargo que ocupa desde 2022. André Brandão assume a Selc (Secretaria Especial de Licitações e Contratos).
Paulo da Silva também se mantém no cargo de diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), onde já estava desde abril de 2024.
Por fim, Berenice Jacob, continua à frente da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano). Planurb e Agetran, conforme a reforma administrativa, estão sob responsabilidade da Casa Civil.
A nova lista divulgada mantém o padrão ao trazer nomes que já fazem parte da administração municipal – alguns com os novos nomes após a reforma, conforme sancionado por Adriane em dezembro.
No dia da posse, Adriane adiantou que anunciaria o secretariado gradativamente, quebrando a tradição de dar posse ao primeiro escalão junto com os vereadores no primeiro dia do ano.
Os novos nomes se juntam a Márcia Helena Hokama, Andréa Alves Ferreira Rocha, Ademar Silva Junior e Leandro Basmage. Márcia Helena assume a Secretaria de Fazenda (Sefaz). Ela estava à frente da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefin).
Perfil do secretariado
Paulo da Silva
Formação: Contabilista, com experiência em Gestão e Administração Pública.
Experiência: Foi professor na Fundação Bradesco por 6 anos e bancário por 4 anos, no Banco Bradesco. Também atuou no Grupo Equipav, por 22 anos nas áreas de Contabilidade e Gestão. Ainda na Iniciativa Privada, trabalhou como Gestor na empresa Águas Guariroba, em Campo Grande.
Iniciou sua carreira na Administração Pública, em 2009, sendo servidor da Câmara da Capital. No ano de 2015 trabalhou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e, no mesmo ano, foi nomeado na Casa Civil do Governo do Estado de MS, onde desempenhou suas funções até 2018.
Em 2022 começou a trabalhar na Prefeitura, primeiramente no Gabinete de Adriane Lopes e, ainda no mesmo ano, foi nomeado Diretor-presidente da Funsat (Fundação Social do Trabalho), durante o período de 2022 a março de 2024 e desde abril de 2024 é o Diretor-presidente da Agetran.
Berenice Maria Jacob Domingues
Formação: Advogada formada pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1991), é pós-graduada em Gestão e Direito Ambiental e em Gerência de Cidades.
Experiência: Diretora-Presidente da Planurb em dois períodos: 2004-2008 e 2017-2024. Também exerceu os cargos de Secretária Adjunta e Secretária Municipal de Assistência Social de Campo Grande (2009-2010). Atuou como Secretária Executiva do Comitê Estadual de Desburocratização do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (2015-2016). Também foi Presidente Nacional da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA) no biênio 2004-2005.
Lucas Henrique Bitencourt de Souza
Formação: Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo e em História e Estudos Sociais pela Faculdade UNIMAIS. É pós-graduado em diversas áreas, incluindo Docência do Ensino Superior, Neuropsicopedagogia, Educação Inclusiva e Políticas de Inclusão. Possui MBA em Gestão de Negócios Aplicada ao Ensino e Mestrado em Educação.
Experiência: Atualmente, é membro do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul e vice-presidente do CONSEC para o Centro-Oeste do Brasil. Assumiu a Secretaria de Educação de Campo Grande em novembro de 2022 e permaneceu no cargo até dezembro de 2024.
André Brandão
Formação: Formado em Contabilidade e Administração de Empresas, possui qualificação como Leader Coach Training (LCT) pelo Instituto Brasileiro de Coaching.
Experiência: Atuou como vereador em Itaporã, onde presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, além da Comissão de Finanças e Orçamento. Entre 2018 e 2023, foi superintendente do Sistema de Registro de Preços da Prefeitura de Campo Grande, assumindo em dezembro de 2023 o cargo de Secretário-Executivo de Compras Governamentais. É autor de artigos sobre o Sistema de Registro de Preços, colaborador do Manual de Compras Públicas Governamentais de Campo Grande e palestrante em eventos sobre ciclos de contratação e elaboração de estudos técnicos preliminares.
Catiana Sabadin Zamarrenho
Formação: Economista, com mestrado em Administração e Agronegócio, especialização em Desenvolvimento Territorial e Competitividade (UFMS), e MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões Sustentáveis (FGV).
Experiência: Mais de 15 anos atuando em planejamento e gestão de políticas públicas, captação de recursos, e estruturação de projetos sociais e de infraestrutura urbana. Foi subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos de Campo Grande.
Reforma administrativa
Com a reforma administrativa para o novo mandato, o objetivo é reduzir custos e otimizar a gestão pública, resultando em uma estrutura mais enxuta e dinâmica. São ao todo 18 órgãos municipais que integram a estrutura básica da administração direta.
A nova estrutura é composta pela Procuradoria-Geral do Município, que atua na consultoria jurídica e representação judicial, e a Casa Civil, responsável pela coordenação das ações do Executivo. A Secretaria de Governo e Relações Institucionais atua na articulação política, enquanto a transparência e eficiência dos atos administrativos fica a cargo da Controladoria-Geral do Município.
Outras pastas, como a Secretaria da Fazenda, Administração e Inovação, e Infraestrutura e Serviços Públicos, lidam com o funcionamento integrado das áreas financeira, administrativa e urbanística.
A nova estrutura também abrange a Secretaria de Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania, que permanecem principais pastas de prestação de serviços essenciais.
Já as secretarias executivas da Mulher, Juventude e Cultura tem o dever de fomentar políticas públicas voltadas para segmentos específicos da população. No campo do desenvolvimento sustentável e urbano está a Secretaria de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico.
No âmbito das autarquias e fundações, a reorganização inclui o Instituto Municipal de Previdência, que gerencia a previdência dos servidores; as agências municipais de Transporte e Trânsito, Tecnologia da Informação e Meio Ambiente, que promovem avanços nas áreas de mobilidade, inovação e urbanismo; além das fundações de Esporte e Trabalho, que priorizam o lazer e a geração de emprego.
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