Na visão do deputado Zeca do PT, a taxação de 50% sobre os produtos brasileiros que entram nos Estados Unidos, a partir de agosto deste ano, vai impactar, especialmente, eleitores aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O parlamentar não avalia o embate internacional do ponto de vista eleitoral. Ele também não considera que as sanções norte-americanas beneficiam politicamente mais a direita ou a esquerda.
“Por incrível que pareça, por ironia da vida, no país, os mais prejudicados serão exatamente aqueles que votaram no Bolsonaro, que bancaram as manifestações em frente dos quartéis. Eu me refiro particularmente ao pessoal do agro, reacionário, conservador, que conspira quase que todo dia contra a democracia brasileira”, declarou ao Midiamax.
A medida imposta pelo presidente Donald Trump foi classificada pelo parlamentar como inconsequente, irresponsável e maldosa.
Ele ainda acusa o filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro, que atualmente está residindo nos Estados Unidos, de articular as imposições econômicas ao Brasil.
“Eu acho que o Brasil tem que ter soberania absoluta, acho que o Lula tá certo, quem manda no país é o povo brasileiro, e a gente continuar com o processo de soberania, de autoindependência e da construção de um país cada vez mais justo”, considerou.
Entenda
Em carta postada nas redes sociais e direcionada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump diz que as tarifas passam a valer em 1º de agosto.
No documento, o presidente norte-americano justifica a medida citando o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
O norte-americano destacou ainda ordens emitidas pela Corte contra apoiadores de Bolsonaro que mantêm residência nos Estados Unidos.
Em resposta, Lula afirmou que o tarifaço será respondido com a Lei de Reciprocidade Econômica.
Também via redes sociais, o presidente defendeu a soberania brasileira e disse que é falsa a alegação de Trump de que a taxação seria aplicada em razão de déficit na balança comercial com o Brasil.
“Neste sentido, qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da lei brasileira de reciprocidade econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, afirmou Lula.
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E você pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.
***