Pular para o conteúdo
Política

Lula diz que Papa foi o ‘mais brasileiro dos argentinos’ e planeja viagem a Roma para velório

Data da viagem ainda não foi definida, pois, segundo informações de interlocutores de Lula no Palácio do Planalto, depende do protocolo do Vaticano
Osvaldo Sato -
(Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, irão viajar a Roma para participar do velório do Papa Francisco.

A data da viagem ainda não foi definida, pois, segundo informações de interlocutores de Lula no Palácio do Planalto, depende do protocolo do Vaticano.

Lula deve fechar a comitiva que vai participar do evento nesta terça-feira, 22. Mais cedo, o presidente disse que Francisco foi uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo”.

“O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, disse Lula, que decretou um luto oficial no País de sete dias como ao pontífice.

A nota do governo brasileiro elogiou a “simplicidade, coragem e empatia” de Francisco. Lula relembrou no comunicado que ele e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, foram recebidos com “muito carinho” nas vezes em que se encontraram com o religioso

O Papa Francisco, cujo nome de batismo é Jorge Mario Bergoglio, morreu na madrugada desta segunda-feira, 21. Ele ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.

O mais brasileiro dos argentinos

Em vídeo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exaltou o bom humor do papa Francisco, que morreu aos 88 anos, e disse que o pontífice foi “o mais brasileiro dos argentinos”.

“Embora o dia de hoje seja de muita tristeza, vamos nos lembrar para sempre da alegria do papa Francisco, do sorriso que iluminava tudo e a todos. O entusiasmo pela vida, o bom humor, o otimismo, a paixão pelo — qualidade que fazia dele o mais brasileiro dos argentinos”, afirmou Lula.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Assessoria de Alckmin nega que governo tenha pedido exclusão de setores no tarifaço

‘Ajudava a todos’, destacam moradores de Terenos sobre mulher jogada na vala pelo amante

Receitas do Governo de MS no bimestre tiveram leve aumento de 0,37% em comparação com valor previsto

peritos de crimes famosos vem a mato grosso do sul telma rocha ricardo salada

Peritos de crimes famosos, Telma Rocha e Ricardo Salada vêm a Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Tapete cobrindo corpo, câmeras de segurança: o que se sabe sobre morta jogada em vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passo (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

carne

Tarifaço Trump: carne produzida em MS é vendida para mercado interno e outras exportações

Troca de tiros com seguranças e homens vestidos com coletes da polícia deixa feridos na fronteira de MS

Últimas Notícias

Famosos

Carlinhos de Jesus revela diagnóstico após surgir de cadeira de rodas: ‘Muita dor’

Carlinhos de Jesus surgiu em cadeira de rodas e assustou os fãs; jurado do Dança dos Famosos quebrou o silêncio e revelou o que aconteceu

Política

Vereadores propõem criação de Conselho Municipal LGBTQIAPN+ em Dourados

No entendimento dos vereadores, a criação do conselho também está em sintonia com um processo administrativo em andamento no Ministério Público Estadual

Emprego e Concurso

Frio não espanta e ação de emprego em atacadista atrai candidatos no Jardim América

Candidatos passam por atendimento prévio, entrevista e, caso aprovados, já realizam exame admissional para saírem empregados

Cotidiano

Vai viajar? BR-163 tem 32 trechos interditados nesta terça-feira

Rodovia tem 10 pontos interditados e 22 funcionando em esquema “Pare e Siga” em Mato Grosso do Sul