Pular para o conteúdo
Política

Luiza Ribeiro quer contribuição de estudiosos e usuários para CPI do Consórcio

Vereadores estão na fase de definição do cronograma de apurações propostas para a CPI
Dândara Genelhú, Thalya Godoy -
luiza vereadora casa da mulher
Vereadora Luiza Ribeiro (PT). (Arquivo Midiamax)

Integrante da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus, a vereadora Luiza Ribeiro (PT) quer a contribuição de estudiosos e usuários do transporte coletivo. Os grupos poderão participar da apuração e prestarem depoimento à Câmara de durante a CPI.

“Estou preparando requerimentos de oitiva de testemunha, requerimentos de informações de vários organismos”, explicou ao Midiamax. A primeira reunião do grupo que forma a CPI acontece nesta segunda-feira (24).

Assim, Luiza detalhou alguns dos requerimentos. “Estamos tentando requerer a contribuição voluntária por parte de estudiosos do transporte coletivo de Campo Grande”, disse.

“Também vamos requerer a oitiva dos representantes do trabalho do transporte coletivo, representantes dos usuários, dos conselhos municipais de políticas sociais”, acrescentou.

No entanto, Luiza disse que a dinâmica de requerimentos ainda será apresentada ao grupo. Assim, disse que dependerá do fluxo definido na CPI para apresentação formal dos cerca de 15 requerimentos.

Fatos determinados

A CPI pretende investigar três fatos determinados. Além disso, o objeto de apuração é a junção de dois requerimentos de abertura da CPI, propostos por Junior Coringa (MDB) e Lívio Leite (União).

Integram o grupo da CPI os vereadores: Lívio Leite (União) como presidente, Ana Porela (PL) como relatora, Luiza Ribeiro (PT), Maicon Nogueira (PP) e Junior Coringa (MDB) como membros.

Então, confira os fatos determinados:

  • A utilização de frota com idade média e máxima dentro do limite contratual e o estado de conservação dos veículos nos últimos cinco anos;
  • O equilíbrio financeiro contratual após a aplicação dos subsídios públicos concedidos pelo Executivo Municipal de Campo Grande à empresa concessionária, por meio das Leis Complementares 519/2024 e 537/2024;
  • A fiscalização feita pela Prefeitura Municipal, pela Agereg e pela no serviço de transporte público prestado pela concessionária após a assinatura do TAG (Termo de Ajustamento de Gestão) perante o TCE-MS, em novembro de 2020.

Abertura de CPI expõe falha de fiscalização da Câmara em TAG

A abertura da CPI do Consórcio Guaicurus para investigar as partes envolvidas no transporte público de Campo Grande cinco após a assinatura de um TAG (Termo de Ajuste de Gestão) expõe a falha da Câmara Municipal em acompanhar o cumprimento das medidas firmadas no documento.

Dos 29 compromissos firmados no TAG, apenas 3 cláusulas cobravam diretamente o grupo de empresários que detém a concessão do transporte público da Capital. Assinaram o termo em 2020: a Prefeitura de Campo Grande, Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) e o Consórcio Guaicurus.

Assim, o documento, que tinha como compromissário – aquele que assume o compromisso – o TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), determinou que a Câmara Municipal de Campo Grande teria o papel fiscalizador do cumprimento das medidas estipuladas para melhorar o transporte público.

“A anuente Câmara Municipal de Campo Grande, como integrante do sistema de controle externo, nos termos do art. 31 da CF/88, ao anuir com o presente Termo, colaborará com a fiscalização dos compromissos assumidos neste instrumento”, traz o documento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
umidade

Em Mato Grosso do Sul, 55 cidades estão sob perigo potencial para baixa umidade do ar

Messi é punido de jogo importante do Inter Miami após ausência no MLS All-Star Games

Confronto entre Tailândia e Camboja chega ao 2º dia e 60 mil se retiram de zonas de fronteira

Justiça manda prender novamente réu por envolvimento na disputa do jogo do bicho em MS

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

João Fonseca estreia em competição canadense contra rival do quali

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Cantora de MS lança música em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Cantora Mel Dias comemora 10 anos de carreira, com lançamento de nova faixa

Polícia

Foragido por matar dono de pousada em Alagoas é preso em Brasilândia

Acusado usou o sangue do empresário para escrever algumas palavras na porta do armário, alegando que foi abusado por ele

Brasil

Marcos do Val nega fuga e diz que viajou aos EUA para curtir parque com a filha em recesso

Em vídeo publicado no YouTube, parlamentar afirmou que não tem motivos para fugir

Mundo

EUA preparam nova declaração legal para justificar tarifa ao Brasil, diz agência

Cenário de negociações é delicado visto que os atuais presidentes têm divergências políticas