Pular para o conteúdo
Política

Luiza esclarece que dirigentes da Agraer filiados ao PT não são alvos de operação contra grilagem

Nota oficial do diretório cita dois dirigentes da Agraer filiados ao PT-MS
Dândara Genelhú -
luiza ribeiro cpi empresa relação
Luiza Ribeiro, vereadora de Campo Grande. (Madu Livrramento, Midiamax)

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) esclareceu nesta quinta-feira (8), que dirigentes da (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) filiados ao PT não estão entre alvos de operação contra grilagem. A Policia Federal deflagrou a operação “Terra Nullius” e investiga esquema de grilagem de terras públicas no Pantanal.

As terras seriam da União. Assim, a vereadora compartilhou nota do diretório estadual do PT sobre o ocorrido.
O diretório cita que a direção da Agraer possui dois filiados ao PT. “O Sr. Washigton Williman de Souza (Diretor Presidente) e o Sr. Marcos Roberto Carvalho de Melo – Betão (Diretor Executivo)”, pontua a nota.

Contudo, vale ressaltar que o nome dos dirigentes não consta nos nove divulgados pelo Jornal Midiamax como alvos da operação. Assim, confira os nomes:

  • André Nogueira Borges – ex-diretor-presidente da Agraer
  • Evandro Efigênio Rodrigues – funcionário da Agraer
  • Jadir Bocato – gerente de Regularização Fundiária da Agraer
  • Josué Ferreira Caetano – funcionário da Agraer
  • Mário Maurício Vasques Beltrão, engenheiro cartógrafo – Sócio da empresa Toposat Engenharia Ltda
  • Bruna Feitosa Beltrão Novaes, engenheira sanitarista e ambiental – sócia da empresa Toposat Engenharia Ltda
  • Gustavo Feitosa Beltrãoadvogado – da Toposat e das áreas cível, imobiliária, agrária, ambiental e empresarial
  • Nelson Luis Moia – ligado a empresa Toposat Engenharia Ltda
  • Elizabeth Peron Coelho – empresária e pecuarista

Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em Campo Grande e , além do sequestro de bens e bloqueio de valores de mais de R$ 3 milhões.

Nota

Então, nota divulgada pela vereadora apontou que “no mandado de busca e apreensão expedido, não consta o nome de nenhum dos dirigentes da instituição citados em matéria da imprensa, pelo fato de não serem alvo desta operação”.

Ademais, conforme o partido, houve “total cooperação por parte dos dirigentes” durante os mandatos. “Quatro servidores da Agraer, sem nenhuma relação com o partido estão na lista de investigados”, destacou.

PF apreendeu documentos e equipamentos na Agraer (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

PF investiga recebimento de propina na Agraer

A Polícia Federal diz em nota que, “de forma dolosa, os responsáveis omitiriam que as áreas em questão pertenciam à União — o que tornaria a AGRAER incompetente para decidir sobre tais terrenos. Ainda assim, os processos tramitavam normalmente no órgão, possivelmente com o envolvimento de propina, até a emissão de títulos irregulares”.

Dessa forma, as investigações apontam que o grupo tentava omitir a origem pública da terra para conseguir a titularidade das áreas de forma ilegal. “Caso a fraude fosse percebida durante o trâmite, o processo era cancelado sob a justificativa de irregularidade, alegando-se erro no reconhecimento da titularidade da área”, conclui a PF.

O grupo agia para obter áreas situadas dentro do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, localizado em faixa de fronteira. Os responsáveis pela fraude visavam a comercialização de Cotas de Reserva Ambiental (CRA) – ou Títulos de Cota de Reserva Ambiental Estadual (TCRAE).

O governo do Estado emitiu nota sobre o caso: “o governo estadual acompanha a operação ‘Pantanal Terra Nullius’ e colabora com a apuração. Tão logo tenhamos novas informações acerca das investigações, as medidas cabíveis serão tomadas”.

A reportagem acionou oficialmente a Agraer para se posicionar sobre a operação, mas não obteve retorno até esta publicação. O espaço segue aberto para manifestação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
rota da celulose

‘Oportunidade para diversos segmentos da economia’, diz Riedel ao bater o martelo da Rota da Celulose

Papa Leão XIV já afirmou que era ‘tenista amador’ e lamentou pouco tempo para praticar

VÍDEO: Jovem foi flagrado tentando invadir casa cinco dias antes de confronto com a PM

Papa Leão XIV saúda fiéis da sacada no Vaticano

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, confira

LISTA: confira nomes de alvos da PF em investigação contra grilagem de terras da União em MS

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Fumacê percorre sete bairros de Campo Grande nesta quinta-feira

Últimas Notícias

Política

‘Que sua liderança seja apoiada na paz’: deputados estaduais de MS celebram novo Papa

Novo líder da Igreja Católica Apostólica Romana, Robert Prevost, adotou o nome de Leão XIV

Emprego e Concurso

‘Emprega CG’ oferta mais de mil vagas nesta sexta-feira

Os atendimentos serão das 08h às 12h, na Funsat, em Campo Grande

Mundo

Jornais locais e bispo de Chiclayo repercutem cidadania peruana do Papa Leão XIV

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Robert Francis Prevost atuou em igrejas peruanas por 20 anos, onde obteve cidadania local

Polícia

Homem que atirou em crianças no Jardim Morenão é condenado a 6 anos de prisão

O homem deverá cumprir a pena em regime semiaberto