Pular para o conteúdo
Política

Lívio anuncia só concursados na CPI do Consórcio e exclui procurador defendido por Papy

CPI do Consórcio terá apoio apenas de servidores concursados
Dândara Genelhú, Thalya Godoy -
cpi consórcio canal denúncias vereadores reuniões lívio
Reunião CPI do Consórcio Guaicurus na Câmara de Campo Grande. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Apenas servidores concursados darão apoio à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus na Câmara de . É o que pretende o presidente da Comissão, vereador Lívio Leite (União). A delimitação busca “maior independência possível” para os trabalhos de apuração sobre o transporte coletivo na Capital.

“Apesar da gente ter o respaldo dos concursados da Casa, fiz questão de pedir concursados”, destacou Lívio. Ao Midiamax, explicou que “procuradores concursados que vão estar limitados a nos dizer a legalidade para a gente não infringir nenhuma norma legal que inviabilize a comissão”.

Sobre possíveis convites para elaboração de relatório por parte de Luiz Gustavo Martins Araújo Lazzari, Lívio disse que “é uma coisa que não faz nem sentido”.

Assim, destacou que ele [Lazzari] “não faz parte disso”. Ademais, pontuou que “se a Ana [relatora] quiser pegar o jurídico dela e fazer esse relatório. Ela é que está encarregada de fazer esse relatório que vai ser aprovado ou reprovado pela comissão no final”.

Independência na CPI

O procurador-geral da Câmara, Luiz Gustavo Martins Araújo Lazzari, analisou os requerimentos da abertura da CPI.

No entanto, Gustavo Lazzari atua como parceiro em escritório que tem o advogado – e desembargador aposentado – Claudionor Miguel Abss Duarte como sócio.

Claudionor atua como advogado de defesa do Consórcio Guaicurus em pelo menos três processos que tramitam no (Tribunal de Justiça de ).

“Essa estrutura que a gente está buscando é visando a maior independência possível”, afirmou Lívio. Para isso, apontou “perícia contábil, escritório de advocacia independente” como alternativas.

Por fim, disse que manterá a decisão de buscar procurador concursado para auxílio na investigação. “Isso é necessário, a gente quer buscar esses meios. Com certeza temos um ou dois procuradores concursados que vão nos ajudar”.

Site oficial do escritório mostra Lazzari como parte do time junto com o ex-chefe, Claudionor (Reprodução)

Parecer inclui pedido feito pelo Consórcio Guaicurus

Ainda, o parecer é favorável a apurar o equilíbrio econômico do contrato de concessão, uma vez que o Consórcio reclama de dificuldades financeiras enquanto recebe em torno de R$ 64 milhões por ano como subsídios e incentivos fiscais.

Vale ressaltar que a revisão do equilíbrio econômico do contrato é alvo de ação judicial feita pelo Consórcio Guaicurus, em ação que tem atuação de Claudionor como advogado dos empresários do ônibus.

Além disso, outro ponto barrado pelo procurador é a questão de fraude no contrato. “Sem que se apresentasse mínima argumentação que leve à correlação entre eventual irregularidade individualizada da empresa concessionária e o cometimento da infração penal”.

LEIA – Movimentos sociais cobram afastamento de procurador da Câmara antes de parecer da CPI

Requerimento apresentado por Lívio (União) tenta levar a investigação parlamentar para a prefeitura. Assim, pede a apuração sobre a fiscalização feita pelo município aos serviços prestados pelo Consórcio.

“Observa-se a configuração de determinação de fato a ser apurado em sede de CPI nesta Casa de Leis, com o fim de investigar a fiscalização feita pela Prefeitura, pela AGEREG e pela AGETRAN no serviço de transporte público coletivo desde a assinatura do Termo perante o TCE-MS”.

No entanto, o parecer não utiliza o próprio contrato como base, mas o TAG (Termo de Ajustamento de Gestão) firmado entre município, Consórcio Guaicurus e TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado), assinado em novembro de 2020.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados