LISTA: Confira nomes já confirmados para nova gestão da Prefeitura de Campo Grande

Com reforma administrativa, município possui 18 órgãos diretos e 8 indiretos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
prefeitura
Prefeitura de Campo Grande. (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

A nova gestão da Prefeitura de Campo Grande já tem nove nomes confirmados. Ao longo dos primeiros dias de 2025, a prefeita Adriane Lopes (PP) nomeia o primeiro escalão do município. Com a reforma administrativa, a Capital conta com 18 órgãos novos ou renomeados e mais oito pastas de administração indireta.

A oficialização da reforma administrativa consta no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) de 30 de dezembro de 2024. Na diplomação, em 18 de dezembro, Adriane adiantou que a nomeação do secretariado seria de forma gradativa.

Assim, os primeiros quatro nomes foram divulgados em 3 de janeiro de 2025. Neste dia, ganharam responsáveis a Sefaz (Secretaria de Fazenda), Semadi (Secretaria de Administração e Inovação), Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) e Semades (Secretaria de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico).

nesta segunda-feira (6), Adriane anunciou mais cinco responsáveis pelas pastas do município. São elas: Semede (Secretário Municipal de Educação), Seppe (Secretaria Especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas), Selc (Secretaria Especial de Licitações e Contratos), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano).

Vale lembrar que a Planurb e Agetran, conforme a reforma administrativa, estão sob responsabilidade da Casa Civil.

Confira os nomes e perfil de cada nomeado:

campo grande
Ademar, Leandro, Márcia e Andréa (Foto: Divulgação/Prefeitura Campo Grande)
  • Márcia Helena Hokama

Formação: Graduada em Ciências Contábeis, pós-graduada em Auditoria e Contabilidade Pública, com MBA em Gestão Pública.

Experiência: Auditora do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, onde foi diretora de Contabilidade, Orçamento e Finanças. Atuou como secretária adjunta da Sefin (2021 a abril de 2022) e titular da pasta de abril de 2022 a dezembro de 2024.

  • Andréa Alves Ferreira Rocha

Formação: Advogada, formada pela UCDB em 1995. Pós-graduada em Direito Processual Civil, Formação Docente para o Ensino Superior, e Direito e Gestão Municipal.

Experiência: Professora universitária na Uniderp (2002-2017) na disciplina de Direito Processual Civil. Atuou na Secretaria de Assistência Social como chefe da Assessoria Jurídica (2017-2022). Em 2022, foi assessora jurídica do gabinete da prefeita e, em julho de 2024, assumiu a Secretaria Municipal de Gestão.

  • Ademar Silva Junior

Formação: Médico-veterinário com especialização em agronegócios.

Experiência: Possui ampla trajetória no setor agropecuário e na gestão pública. Foi presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul), do Conselho Curador da Funar (Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural) e do Conselho Administrativo do Senar AR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Atuou como vice-presidente de Finanças da CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil) e presidente da Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural). No âmbito estadual, foi secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e diretor-presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho de MS).

No município de Campo Grande, ocupou o cargo de secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), onde liderou iniciativas voltadas ao progresso econômico sustentável e à inovação.

  • Leandro Basmage

Formação: Graduado em Engenharia Mecatrônica, com mestrado em Inteligência Artificial.

Experiência: Atuou em cargos de liderança em grandes empresas do setor sucroalcooleiro e em instituições de ensino de Campo Grande, tanto como docente quanto coordenador de cursos. Possui artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Está na gestão pública há três anos e lidera a Agetec como diretor-presidente desde julho de 2024.

gestão
Catiana, Lucas, André, Paulo e Berenice fazem parte da gestão Adriane (Divulgação)
  • Paulo da Silva

Formação: Contabilista, com experiência em Gestão e Administração Pública.

Experiência: Foi professor na Fundação Bradesco por 6 anos e bancário por 4 anos, no Banco Bradesco. Também atuou no Grupo Equipav, por 22 anos nas áreas de Contabilidade e Gestão. Ainda na Iniciativa Privada, trabalhou como Gestor na empresa Águas Guariroba, em Campo Grande.

Iniciou sua carreira na Administração Pública, em 2009, sendo servidor da Câmara da Capital. No ano de 2015 trabalhou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e, no mesmo ano, foi nomeado na Casa Civil do Governo do Estado de MS, onde desempenhou suas funções até 2018.

Em 2022 começou a trabalhar na Prefeitura, primeiramente no Gabinete de Adriane Lopes e, ainda no mesmo ano, foi nomeado Diretor-presidente da Funsat (Fundação Social do Trabalho), durante o período de 2022 a março de 2024 e desde abril de 2024 é o Diretor-presidente da Agetran.

  • Berenice Maria Jacob Domingues

Formação: Advogada formada pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1991), é pós-graduada em Gestão e Direito Ambiental e em Gerência de Cidades.

Experiência: Diretora-Presidente da Planurb em dois períodos: 2004-2008 e 2017-2024. Também exerceu os cargos de Secretária Adjunta e Secretária Municipal de Assistência Social de Campo Grande (2009-2010). Atuou como Secretária Executiva do Comitê Estadual de Desburocratização do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (2015-2016). Também foi Presidente Nacional da ANAMMA (Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente) no biênio 2004-2005.

  • Lucas Henrique Bitencourt de Souza

Formação: Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo e em História e Estudos Sociais pela Faculdade UNIMAIS. É pós-graduado em diversas áreas, incluindo Docência do Ensino Superior, Neuropsicopedagogia, Educação Inclusiva e Políticas de Inclusão. Possui MBA em Gestão de Negócios Aplicada ao Ensino e Mestrado em Educação.

Experiência: Atualmente, é membro do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul e vice-presidente do Consec para o Centro-Oeste do Brasil. Assumiu a Secretaria de Educação de Campo Grande em novembro de 2022 e permaneceu no cargo até dezembro de 2024.

  • André Brandão

Formação: Formado em Contabilidade e Administração de Empresas, possui qualificação como Leader Coach Training (LCT) pelo Instituto Brasileiro de Coaching.

Experiência: Atuou como vereador em Itaporã, onde presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, além da Comissão de Finanças e Orçamento. Entre 2018 e 2023, foi superintendente do Sistema de Registro de Preços da Prefeitura de Campo Grande, assumindo em dezembro de 2023 o cargo de Secretário-Executivo de Compras Governamentais. É autor de artigos sobre o Sistema de Registro de Preços, colaborador do Manual de Compras Públicas Governamentais de Campo Grande e palestrante em eventos sobre ciclos de contratação e elaboração de estudos técnicos preliminares.

  • Catiana Sabadin Zamarrenho

Formação: Economista, com mestrado em Administração e Agronegócio, especialização em Desenvolvimento Territorial e Competitividade (UFMS), e MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões Sustentáveis (FGV).

Experiência: Mais de 15 anos atuando em planejamento e gestão de políticas públicas, captação de recursos, e estruturação de projetos sociais e de infraestrutura urbana. Foi subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos de Campo Grande.

Reforma administrativa

Com a reforma administrativa para o novo mandato, o objetivo é reduzir custos e otimizar a gestão pública, resultando em uma estrutura mais enxuta e dinâmica. São ao todo 18 órgãos municipais que integram a estrutura básica da administração direta.

A nova estrutura é composta pela Procuradoria-Geral do Município, que atua na consultoria jurídica e representação judicial, e a Casa Civil, responsável pela coordenação das ações do Executivo. A Secretaria de Governo e Relações Institucionais atua na articulação política, enquanto a transparência e eficiência dos atos administrativos fica a cargo da Controladoria-Geral do Município.

Outras pastas, como a Secretaria da Fazenda, Administração e Inovação, e Infraestrutura e Serviços Públicos, lidam com o funcionamento integrado das áreas financeira, administrativa e urbanística.

A nova estrutura também abrange a Secretaria de Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania, que permanecem principais pastas de prestação de serviços essenciais.

Já as secretarias executivas da Mulher, Juventude e Cultura tem o dever de fomentar políticas públicas voltadas para segmentos específicos da população. No campo do desenvolvimento sustentável e urbano está a Secretaria de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico.

No âmbito das autarquias e fundações, a reorganização inclui o Instituto Municipal de Previdência, que gerencia a previdência dos servidores; as agências municipais de Transporte e Trânsito, Tecnologia da Informação e Meio Ambiente, que promovem avanços nas áreas de mobilidade, inovação e urbanismo; além das fundações de Esporte e Trabalho, que priorizam o lazer e a geração de emprego.

Conteúdos relacionados