Pular para o conteúdo
Política

Línguas indígenas de MS podem ser tombadas como patrimônio cultural imaterial

Projeto de Decreto Parlamentar quer proteger idiomas de povos originários
Marcus Moura -
Indígena da aldeia Barro Preto (Foto: Alicce Rodrigues/ Jornal Midiamax)

Mato Grosso do Sul pode realizar o tombamento das línguas indígenas faladas por povos originários do Estado, conforme prevê o Projeto de Decreto Legislativo 05/2025, protocolado nesta semana pela deputada Gleice Jane (PT), na Assembleia Legislativa.

De acordo com o texto do projeto, entre as línguas a serem consideradas patrimônio cultural imaterial estão: Guarani, Kaiowá, Terena, Kinikinau, Kadiwéu, Guató e Ofayé. O objetivo do tombamento dessas línguas como patrimônio cultural imaterial é garantir sua preservação e proteção.

“As línguas indígenas mencionadas no projeto representam não apenas a expressão viva de saberes ancestrais, mas também são peças centrais para a continuidade das tradições, cosmovisões e conhecimentos desses povos”, afirma a deputada Gleice Jane na justificativa do projeto.

A parlamentar ressalta a importância do tombamento para evitar o desaparecimento dos idiomas: “Estão em risco de desaparecimento, com um número reduzido de falantes, como é o caso do Ofayé, que já possui uma quantidade crítica de pessoas que a utilizam fluentemente.”

“A iniciativa de tombamento dessas línguas vai ao encontro das necessidades de preservação e valorização do patrimônio cultural imaterial dos povos indígenas, conforme estudos realizados no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Federal da Grande (UFGD), que destacam a importância do reconhecimento formal dessas línguas para garantir sua preservação e revitalização”, reforça Gleice Jane.

De acordo com suas atribuições regimentais (artigo 33, I, “y”, do Regimento Interno do Parlamento), caberá ao presidente da decretar o processo de tombamento proposto, caso o projeto seja aprovado. A proposta deve ser apresentada na próxima sessão ordinária, na terça-feira (22), e, em seguida, seguirá para o período de pauta, em que poderá receber emendas.

Deputada estadual Gleice Jane (PT) | (Nathalia Alcântara, Midiamax)

O que acontece quando algo é considerado patrimônio imaterial por lei?

Quando algo é considerado patrimônio imaterial por lei, passa a ser reconhecido oficialmente pelo Estado como parte da cultura brasileira, recebendo proteção e apoio para sua preservação e divulgação. Isso significa que a manifestação cultural é valorizada oficialmente, incentivada e, em alguns casos, protegida contra utilizações indevidas.

O bem imaterial é registrado como parte do patrimônio cultural brasileiro, conferindo-lhe valor e reconhecimento. A lei ou decreto pode estabelecer medidas para proteger o bem imaterial de ameaças, como uso indevido ou descaracterização.

Esse tipo de patrimônio também pode ser promovido e divulgado, contribuindo para sua transmissão às próximas gerações. A legislação ainda prevê o financiamento de projetos de pesquisa, preservação e divulgação do bem imaterial.

Patrimônios imateriais brasileiros

O samba, por exemplo, como patrimônio imaterial, recebe apoio para sua preservação e divulgação, por meio de festivais e projetos de ensino. Já o acarajé, cultura transmitida pelas baianas, é reconhecido e protegido, evitando o uso indevido de seus saberes.

A festa do Boi Bumbá, com suas danças e músicas, também é um exemplo de bem imaterial. Quando a legislação reconhece algo como patrimônio imaterial, transforma sua relação com a sociedade e com o Estado, conferindo-lhe reconhecimento, proteção, apoio e valorização.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
gravidez

Ministério da Saúde autoriza R$ 98,1 mil para compra de testes de gravidez em MS

leo dias celebridade

A celebridade a qual Leo Dias se arrepende amargamente de ter dado fama

Homem morre durante cirurgia de hemorroida em hospital de Campo Grande

Com pai no Presídio Federal de Campo Grande, Oruam tem prisão preventiva decretada

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

siso

Paciente aguarda vaga em hospital de Campo Grande após sofrer complicações de extração do siso

Últimas Notícias

Sem Categoria

China busca relações saudáveis com EUA e esquiva-se de comentar tema das compras de petróleo

Secretário do Tesouro americano afirmou que as negociações com o G7 sobre a Rússia não serão fáceis

Transparência

Chega ao STJ pedido para revogar tornozeleira de ex-chefe de licitações alvo de três esquemas de corrupção

Corte Superior vai avaliar se réu por fraudes em Sidrolândia poderá se livrar da tornozeleira

Cotidiano

Praça do Rádio ganhará mural colorido em comemoração ao aniversário de Campo Grande

O trabalho de pintura começou nesta terça-feira (22) e segue até a primeira quinzena de agosto

Cotidiano

Seu bairro está na lista? Confira o itinerário do ‘fumacê’ nesta terça-feira

Fumacê será aplicado das 16 às 22 horas