Pular para o conteúdo
Política

Lembra dela? PEC que reduz a jornada de trabalho movimenta comissões do Senado

Câmara dos Deputados e Senado têm vários projetos que tratam da redução da jornada de trabalho
Fábio Oruê -
senado jornada de trabalho papa
Plenário do Senado. (Geraldo Magela, Agência Senado)

Apesar de passado o ‘hype’ sobre o tema no final do ano passado, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que reduz a jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais continua movimentando as comissões do Senado, que discute o assunto por meio de audiências públicas.

Antes de ir para votação, a PEC 148/2015, ainda tem algumas rodadas de conversas pela frente, que devem mobilizar trabalhadores e especialistas. A proposta é do senador Paulo Paim (PT-RS). Ao todo, três comissões vão discutir o tema.

Conforme o Senado, serão três na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), duas na Comissão de Assuntos Sociais e uma na de Direitos Humanos. A favor da medida que reduz a jornada de trabalho, pesam estudos sobre o aumento da produtividade e a melhoria na saúde dos empregados. 

Redução da jornada de trabalho

A PEC altera a Constituição Federal para estabelecer a redução gradual da jornada. Assim, seriam 40 horas semanais no primeiro ano após aprovação, com diminuição de uma hora anualmente até chegar a 36 horas. Enquanto a redução ainda não estiver concluída, o limite permanece em 44 horas semanais.

O relator, senador Rogério Carvalho (PT-SE), apresentou parecer favorável, sugerindo emendas como a garantia de dois dias de repouso semanal e a irredutibilidade salarial durante a transição. Vários projetos com o mesmo fim tramitam no Senado e na Câmara dos Deputados.

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP), assim como o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), também possuem projetos que tratam da redução da jornada de trabalho.

Campo Grande

não ficou fora da jogada. Em dezembro, próximo do começo do recesso parlamentar, a vereadora Luiza Ribeiro (PT) apresentou uma proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal para reduzir a jornada de trabalho dos municipais para seis horas diárias sem redução do salário. O texto também prevê que o trabalho fique limitado em 30 horas semanais.

A parlamentar relembra que a carga horária de seis horas diárias já é praticada em várias prefeituras no interior de , no Poder Judiciário Estadual e Federal. Já em Campo Grande, profissionais como assistentes sociais e psicólogos também já contam com jornadas reduzidas de 30 horas.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano