Pular para o conteúdo
Política

Landmark pede à Luiza Ribeiro debate sobre “ar no busão” na CPI do Consórcio

Projeto do vereador quer obrigar Consórcio a instalar ar-condicionado nos ônibus
Dândara Genelhú -
landmark
Vereador Landmark (PT) | (Reprodução, Tero Queiroz)

O vereador Landmark (PT) votou em Luiza Ribeiro (PT) para composição da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do . No entanto, o voto foi condicionado à inserção do projeto nº 11.636/2025 — que prevê “ar no busão” — nos debates da Comissão.

Ao Midiamax, o vereador afirmou que também tinha interesse em integrar o grupo. “Eu também queria, mas nós achamos por bem colocá-la [Luiza], mas pedimos também para que ela inclua no debate da CPI o ‘ar no busão’, que é um projeto de iniciativa nossa”, disse.

Além disso, destacou que o PT quer trabalhar para que “essa CPI também aponte caminhos” para o transporte público de .

“A gente percebe a falta de compromisso do Consórcio com as pessoas, quem usa o transporte. Ônibus velhos, ônibus quebrando, ônibus chegando atrasados, ônibus superlotados”, citou.

Landmark ressaltou que a qualidade do transporte não condiz com o valor da tarifa. “Preço alto, quase R$ 8 a tarifa técnica”.

Então, disse que a expectativa é “fazer revisão desse contrato com o Consórcio Guaicurus”. Para descobrir “de quem que é a responsabilidade, é do Consórcio, é da Prefeitura?”, questionou.

“Ar no busão”

“Nós protocolamos um projeto de lei autorizativo para que o Consórcio, a médio e a longo prazo, coloque ar condicionado nos ônibus”. Ao Midiamax, o Landmark destacou que a matéria considera “as altas taxas de temperatura que nós temos em Campo Grande”.

Com a integração de Luiza na CPI, disse que o debate do projeto poderá alcançar a Comissão. Atualmente, a matéria do vereador tramita na Casa de Leis.

“Está em andamento interno aqui na Câmara. Espero que os novos vereadores tenham, quem vai analisar esse projeto, sensibilidade de entender a importância disso do ar-condicionado no ônibus”.

Projeto de lei

A matéria prevê que o Executivo faça intervenção no contrato com as empresas de ônibus, para garantir a obrigatoriedade da refrigeração dos veículos. “Despesas para a adaptação dos veículos, visando ao cumprimento desta exigência, serão integralmente de responsabilidade da concessionária do transporte público municipal”, específica o vereador.

Sobre o prazo para execução do projeto de lei, se aprovado na Câmara e sancionado pela Prefeitura, o vereador estabelece:

“A empresa concessionária do sistema de de passageiros do município terá o prazo de 6 meses para adequar 50% da frota e 1 ano para atingir 100% dos veículos em circulação, contados a partir da publicação da presente Lei”.

O descumprimento das instalações nos prazos estipulados ocasionará notificação à empresa responsável pelo transporte público. Em reincidência, será aplicada multa de 50 salários mínimos vigentes.

“A empresa que descumprir reiteradamente a exigência ficará impedida de participar de futuras licitações para prestação do serviço de transporte público no município”, define o texto.

Ademais, Landmark pediu no projeto a possibilidade de rescisão contratual em caso de manutenção das irregularidades mesmo após as penalidades aplicadas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime