Pular para o conteúdo
Política

Já verificou, eleitor? Débitos com a Justiça Eleitoral de MS podem ser quitados via Pix e cartão

Confira o passo a passo para quitar os débitos
Mariane Chianezi -
(Divulgação, TSE)

As eleitoras e os eleitores de que não votaram e não justificaram a ausência por três eleições consecutivas ou não compareceram aos trabalhos eleitorais podem estar em débito com a .

Desde 2022, o pagamento de multas pode ser feito via Pix, além de cartão de crédito e boleto bancário. O procedimento é bem simples e pode ser feito a qualquer momento, de forma prática e rápida, pela internet, sem precisar ir ao cartório eleitoral.  

A orientação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é que os eleitores aproveitem e consultem agora sua situação, verifiquem se há multas em aberto e, em caso afirmativo, confira o passo a passo para quitar os débitos. 

1º – Consultar a situação eleitoral 

O ideal é começar consultando a situação eleitoral (clique aqui), na aba “Serviços”, localizada no canto superior direito da página inicial do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informando o número do título ou do CPF.  

2º – Tenho multa. Como pagá-la? 

No caso da constatação de débitos, a eleitora ou o eleitor consegue resolver a pendência em alguns cliques. Na aba “Serviços eleitorais”, clique em “Quitação de multas” e proceda com o preenchimento do número do título ou do CPF, da data de nascimento e dos nomes dos pais, para poder ser emitida a Guia de Recolhimento da União (GRU), utilizada para o pagamento. 

A fixação da multa pode variar entre o mínimo de 3% e o máximo de 10% do valor utilizado como base de cálculo, que é de R$ 35,13, conforme estabelecido no artigo 133 da resolução que trata do cadastro eleitoral. O valor pode, contudo, ser alterado em razão da situação econômica da eleitora ou do eleitor. 

Dica: tanto a consulta quanto a quitação de débitos e a emissão da GRU podem ser feitas pelo aplicativo e-Título, disponível nas plataformas iOS e Android.    

Pague suas multas 

O pagamento é fácil e prático, podendo ser feito por meio de Pix, boleto bancário ou cartão de crédito, de onde a pessoa estiver. Depois de efetivado, é preciso aguardar o registro da quitação de débito pela JE. Pagamentos por Pix são registrados imediatamente.  

Com a situação regularizada, é possível emitir a certidão de quitação eleitoral, necessária para ter acesso a serviços e a direitos importantes, como inscrição em concurso e posse em cargo público, contratação para cargo comissionado, matrícula em instituições públicas de ensino e inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para maiores de 18 anos, emissão de passaporte, entre outros.  

O que acontece se não pagar a multa? 

Ao deixar de votar, de justificar e de pagar as multas devidas, a eleitora ou o eleitor também fica impedida ou impedido de receber vencimentos no serviço público, participar de concorrência pública, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, obter certidão de quitação eleitoral para fins de instrução de registro de candidatura, entre outras restrições. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Aeroporto de Campo Grande ganhará nova sala VIP em 2026 

Defesa nega agressão à jovem que teve de deixar MS para fugir de ex-namorado

VÍDEO: Peão sofre acidente durante montaria em exposição agropecuária no interior de MS

Vander e Kemp reforçam convite e Fábio Trad define futuro no PT até agosto

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Palmeiras

Dudu é condenado a seis jogos de suspensão e multa do STJD por misoginia contra Leila Pereira

Últimas Notícias

Transparência

Nove anos após iniciar trabalho, Funai notifica proprietários sobre estudo para demarcar a Terra Indígena Apyka’i

Funai expediu 16 notificações, alegando que não conseguiu informar proprietários sobre inclusão de áreas em estudo de demarcação anunciado em 2016

Polícia

VÍDEO: Câmeras flagram ex-detento cumprimentando suspeito antes de execução na fronteira

Bernardo Fleitas Alfonso foi executado a tiros de pistola 9 mm por motociclista que fugiu

Cotidiano

Instituições beneficentes de Campo Grande recebem doações de 15 toneladas de alimentos

Alimentos foram arrecadados durante gincana solidária da SIPAT 2025 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho)

Polícia

Dupla é presa com mais de 6 quilos de carne sem refrigeração na BR-163 em MS

Carnes e outros alimentos não perecíveis seriam levados para o Paraguai