Indecisos: PT, PL e PSDB seguem sem definição sobre líderes de partidos na Câmara de Vereadores

Outros partidos já bateram o martelo sobre o nome na primeira semana do ano

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Câmara Municipal de Campo Grande (Divulgação, CMCG).

Mais de um terço dos vereadores de Campo Grande seguem sem definição sobre quem será o líder dos respectivos partidos na Casa de Leis, em 2025, a menos de um mês para o retorno do recesso parlamentar, em 17 de fevereiro. PT, PL e PSDB concentram 11 das 29 cadeiras e, até o momento, não bateram o martelo sobre um nome. Já outros oito partidos já se decidiram sobre a função na primeira semana após a posse, em 1º de janeiro.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

No caso do Partido Liberal, a disputa está entre Ana Portela e Rafael Tavares. André Salineiro preferiu ficar de fora porque ocupa o cargo de vice-presidente na Mesa Diretora.

No PSDB também segue indefinido o nome. A expectativa é que a decisão seja feita entre a bancada após o retorno de viagem de alguns parlamentares.

Já a função de líder do PT na Câmara de Vereadores está entre a veterana Luiza Ribeiro – 2ª secretária na Mesa Diretora – e o novato Jean Ferreira. Conforme o presidente do Partido dos Trabalhadores em Campo Grande, Agamenon Rodrigues do Prado, a sigla espera definir a participação nas comissões para tomar uma decisão.

“Não tem uma disputa acirrada para ser candidato. Nós estamos levantando as comissões, o que para nós vai ser muito importante a participação. Agora nós temos três vereadores na Capital, então ali nós estamos dividindo a tarefa. Então, por isso, fica enrolado para saber quem vai pegar o que, para que depois a gente escolha por último quem vai ser o líder”, explicou ao Midiamax.

Nomes definidos

Das 12 siglas que ocupam cadeira na Casa de Leis, pelo menos oito já determinaram os líderes em 2025. Estreantes na política foram alguns dos escolhidos para ficar à frente dos partidos na Câmara. 

Nesta lista de novatos estão Wilson Lands (Avante) e Fábio Rocha (União Brasil). “A gente já conversou, esse primeiro ano será o Wilson [Lands]. Ano que vem serei eu, sem problema nenhum, a gente é bem parceiro com isso”, afirmou Leinha (Avante). 

No caso de partidos com veteranos, algumas definições levaram em conta quem já ocupa uma cadeira na Mesa Diretora, como no caso de Ronilço Guerreiro (PODE), atual 3º Secretário, e Neto Santos (Republicanos), 3º Vice-presidente. Assim, os líderes destas bancadas serão Clodoilson Pires (PODE) e Herculano Borges (Republicanos). Como já adiantado pelo Jornal Midiamax, o líder do PP na Casa de Leis será o prof. Riverton. 

O Dr. Jamal afirmou ao Jornal Midiamax que abriu mão do cargo e o vereador Junior Coringa confirmou que será o líder do MDB na Casa de Leis. 

Já três siglas contam com um vereador apenas e não precisam passar pelo crivo de colegas. São eles: o primeiro secretário Carlão (PSB), Marquinhos Trad (PDT) e Otávio Trad (PSD). 

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados