Pular para o conteúdo
Política

‘Imbecilidade’: campo-grandenses reagem à operação da PF contra Bolsonaro

Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do ex-presidente, que precisará usar tornozeleira eletrônica
Thalya Godoy -
Ex-presidente foi alvo da Polícia Federal. (Agência Brasil; Reprodução Redes Sociais)

A operação da Polícia Federal e a imposição de uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na manhã da última sexta-feira (18), levou a uma enxurrada de opiniões dos campo-grandenses nas redes sociais. Somente na página do Facebook do Midiamax, o post sobre a ação já rendeu mais de 1,5 mil comentários sobre o caso, incluindo aqueles em defesa do político.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Alguns até falaram que poderia ser um plano para impedi-lo de concorrer às eleições em 2026. “Imbecilidade”; “Seria um ato de ? Ou jogada política para retirar sua candidatura?”; “Tudo isso é para ele não concorrer a eleição do ano que vem”, especularam. 

Bolsonaro foi declarado inelegível em 2023 e só poderá concorrer a um pleito em 2030. Ele foi condenado por prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros, em 18 de julho de 2022. 

Já outros campo-grandenses relembraram escândalos que marcaram a gestão do PT. “E viva a injustiça, enquanto isso roubos, desvios bilionários do INSS, da educação, são normais… e viva o amor”.

“Estão desviando atenção para realidade, quando acordarem vai ser tarde demais. Enquanto isso, grandes desvios e gastos sendo realizados, tipo INSS”, disseram outras.  

Também chegaram a comparar o Brasil com a Venezuela. “Bem-vindo a Brasuela [sic]. Não tem mais volta, o Brasil já é uma Venezuela, o terrível dia chegou, que Deus tenha misericórdia de nós”, pediu um.

Operação da PF

Já outros campo-grandenses viram como positiva a decisão do STF e comemoraram a Operação da Polícia Federal. “Já vai tarde” e “para mim já devia estar na cadeia” foram algumas das opiniões. 

“Na época do Bolsonaro não tinha nada: lógico, ele não deixava investigar. Voltou um governo onde os Três Poderes têm autonomia, onde a PF é comandada de forma séria e voltaram às investigações. Grande dia para a democracia”, opinou outra pessoa.

O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que Bolsonaro use tornozeleira eletrônica e cumpra uma série de medidas cautelares, incluindo toque de recolher e ficar sem acesso às redes sociais. Entre as justificativas para a operação, está a suspeita de que o ex-presidente teria pedido asilo a Donald Trump e planejava fugir do país. Foram encontrados 14 mil dólares durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão em dois endereços ligados ao político.

Na internet, o campo-grandense não perdeu tempo e expôs opinião sobre o fato. Alguns relembraram que a decisão contra Bolsonaro vai em desencontro com o desejo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que emitiu uma carta sobre o assunto no dia anterior. 

“Ministro Alexandre Morais mostrando o medo que está das possíveis sanções americanas. SQN [Só que não]”, comemorou um usuário.

Trump impôs na semana passada uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros. Sem citar provas, o presidente norte-americano justificou a medida como resposta a uma suposta censura do Brasil às mídias sociais norte-americanas. Na carta, Trump ainda criticou o julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A medida de Trump levou a uma série de ações do governo brasileiro, inclusive uma missão diplomática com oito senadores — incluindo Tereza Cristina (PP-MS) e (PSD-MS). O grupo deve embarcar para os Estados Unidos em 28 de julho, com o objetivo de negociar o tarifaço, que se inicia em 1º de agosto.

Operação mira Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi alvo, nesta sexta-feira (18), de uma operação da Polícia Federal determinada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Bolsonaro terá de usar tornozeleira eletrônica e, segundo apurou o UOL, foi à superintendência da PF em Brasília com carro próprio, para colocar o dispositivo. A decisão também impõe restrições severas, incluindo:

  • Proibição de contato com outros réus e investigados, como seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos e atua como elo com o ex-presidente Donald Trump;
  • Recolhimento domiciliar das 19h às 7h e nos fins de semana;
  • Proibição de comunicação com embaixadores e diplomatas estrangeiros;
  • Impedimento de acesso a redes sociais;
  • Restrição de aproximação de embaixadas — em novembro de 2024, Bolsonaro afirmou que se sentia perseguido e cogitava pedir refúgio em embaixada caso houvesse ordem de prisão.

A operação foi autorizada após parecer favorável da Procuradoria-Geral da República. Agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão nas residências de Bolsonaro, em e no Rio de Janeiro, além da sede do PL.

As suspeitas são de coação no curso do processo, obstrução de Justiça e ataque à soberania nacional.

A defesa do ex-presidente divulgou nota dizendo que ele “recebeu com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas” e que “sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário”. O partido ainda não se manifestou oficialmente.

Durante a ação, os agentes apreenderam cerca de US$ 14 mil na casa do ex-presidente, em Brasília. A investigação apura se o valor poderia ser utilizado em uma eventual tentativa de fuga.

As medidas fazem parte da PET nº 14129, em andamento no Supremo Tribunal Federal.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Companheiro é esfaqueado pela mulher por causa do filho adolescente em Campo Grande

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime