Pular para o conteúdo
Política

Grupo de trabalho é formado para planejar Observatório de Segurança Pública em MS

Na prática, o Observatório deve ser responsável por mapear os principais indicadores de violência, apontar distorções no sistema de registros e propor soluções
Vinicios Araujo -
Observatório vai compilar dados da segurança pública. (Reprodução: Polícia Civil)

O Governo de Mato Grosso do Sul instituiu nesta semana um que ficará responsável por estruturar o futuro Observatório de do Estado. A criação do GT foi oficializada por meio da Resolução Sejusp nº 1.052, publicada na quinta-feira (12) no Diário Oficial.

O objetivo é transformar a análise de segurança em uma prática baseada em dados, diagnósticos técnicos e participação social. Na prática, o Observatório deve ser responsável por mapear os principais indicadores de violência, apontar distorções no sistema de registros e propor soluções com base em evidências.

Tudo isso, segundo a própria resolução, buscando mais transparência, inteligência estratégica e integração entre os órgãos.

180 dias para entrega do plano

O grupo será composto por sete integrantes das principais forças estaduais, incluindo representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, , Perícia Criminal e da própria Sejusp. O comando ficará a cargo do Secretário-Executivo de Segurança Pública, Wagner Ferreira da Silva, enquanto o relator será o coronel Franco Alan Amorim, da PMMS.

Eles terão até 180 dias para apresentar um modelo de funcionamento do observatório, com proposta de estrutura física e normativa. A atuação será sem remuneração extra, acumulada com os cargos atuais dos membros.

Diagnóstico como base para decisão

O texto da resolução aponta uma série de gargalos a serem enfrentados: inconsistência nos registros, necessidade de sistematização dos dados e fragilidade na governança de programas e projetos.

O Observatório surge como resposta à crescente pressão por informações precisas e análises qualificadas sobre a criminalidade e o funcionamento das instituições.

A proposta também prevê maior incentivo à produção científica, à participação da sociedade civil e à formulação de políticas públicas mais transparentes, o que pode viabilizar possível abertura para parcerias com universidades, centros de pesquisa e organismos de controle.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Últimas Notícias

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos

Política

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Manifestantes fizeram churrasco e adesivaço em comemoração às sanções contra Alexandre de Moraes