A União prorrogou portaria que autorizava o apoio da Força Nacional para a Polícia Federal em áreas indígenas de Mato Grosso do Sul, além da fronteira com o Paraguai e Bolívia. O documento, assinado pelo ministro Ricardo Lewandowski, consta no DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira (18).
Assim, a presença da Força Nacional fica renovada por mais 90 dias, até 15 de outubro de 2025. A força policial está em MS desde julho do ano passado, quando o conflito entre indígenas e fazendeiros no Estado estava mais exaltado.
A publicação autoriza participação nas “atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado”.
Além disso, o contingente obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Entretanto, o emprego da Força Nacional ocorrerá em articulação com os órgãos de segurança pública do Estado de Mato Grosso do Sul e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***