Pular para o conteúdo
Política

Governo define regras para reposição florestal e lança ‘app’ para facilitar processo

Produtores usarão tecnologia para vender e comprar créditos ambientais
Marcus Moura -
Governador discursou durante solenidade de assinatura do decreto. (Foto: Nathália Alcântara/Midiamax)

O Governo do Estado regulamentou, nesta quarta-feira (12), as ações de reposição florestal em , a partir do estabelecimento de critérios para a exploração da vegetação nativa e o consumo de matéria-prima florestal. A assinatura dos decretos aconteceu em cerimônia realizada no Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

A Lei federal de 2021 determina a obrigatoriedade da reposição de florestas para aqueles que realizam a supressão da vegetação nativa, com o intuito de garantir a preservação e proteção dos biomas. “Tivemos que buscar caminhos para liquidar esse passivo e, ao mesmo tempo, dar diretrizes aos setores produtivos, pois é o produtor e a indústria que, com essas diretrizes, podem investir e utilizar o passivo a favor do meio ambiente”, explicou o governador (PSDB).

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Para atender à legislação vigente, a medida estabelece a concessão de crédito para reposição florestal de terceiros, além do plantio regular de florestas nativas ou exóticas, e a previsão de arrecadação de valores destinados a projetos públicos, ao Fundo Estadual de Meio Ambiente e às Mudanças Climáticas.

Aplicativo vai facilitar vida de produtores, afirmam autoridades no assunto. (Foto: Nathália Alcântara/Midiamax)

Com o objetivo de organizar e utilizar os dados consolidados para uma gestão estratégica e ambiental eficaz, o Governo do Estado implementou o MS Agrodata (Sistema Informatizado de Cadastro e Monitoramento da Produção Agrícola de Mato Grosso do Sul), uma ferramenta que facilita a negociação de créditos e débitos de reposição florestal de forma estruturada e eficiente.

“É uma plataforma onde quem tem o passivo, ou seja, o débito da recomposição florestal, poderá comprar de quem tem o crédito, numa negociação privada. Esse é um dos caminhos, e o produtor pode escolher se vai produzir floresta na propriedade, em um , ou pagar ao Governo”, complementa Riedel.

O governador ainda explica que, se o recurso for destinado ao Governo, ele será direcionado ao Fundo do Clima, que também é aplicado em questões ambientais.

Autoridades durante uma das falas proferidas no evento. (Foto: Nathália Alcântara/Midiamax)

O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Rogério Beretta, explicou que o Governo do Estado criou mecanismos para realizar a compensação por meio do plantio de florestas exóticas – como eucalipto, laranja, erva-mate, seringueira, cacau e outras.

“Essas alternativas são oferecidas ao produtor, que pode compensar com sua própria floresta plantada. Aqueles que não têm débito, ao plantar essas florestas, recebem um crédito que pode ser comercializado. A compensação ocorre entre aqueles que têm o débito passivo e aqueles que plantaram sem dever, ou por meio de uma atividade produtiva. Assim, o governo fomenta as atividades produtivas que contribuem para a nossa política de carbono neutro. Todas essas florestas exóticas geram um balanço positivo de carbono. E quem planta floresta nativa também recebe créditos, muito maiores do que para quem planta uma floresta exótica”, explicou.

“Esta solução conjunta entre Imasul, Iagro e Semadesc traz mais tranquilidade ao produtor e, mais uma vez, Mato Grosso do Sul consegue modernizar a atividade de recomposição florestal, utilizando tecnologia e as definições de mercado. Nosso objetivo é realizar a reposição florestal a partir dos recursos do Fundo (Estadual de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas) em áreas degradadas”, disse o secretário Jaime Verruck (Semadesc).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos começa na próxima segunda

Governo autorizará estados a comprar alimentos afetados por tarifaço

Como ganhar dinheiro com a Melbet: dicas para jogadores brasileiros

Homem é condenado a 17 anos de prisão por matar colega que negou carona   

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Comarca de Corumbá abre inscrições para estágio em Direito e Psicologia

Últimas Notícias

Brasil

VÍDEO: Advogado é enviado pela OAB-MT para acompanhar operação e acaba preso

Foi designado pela OAB-MT para acompanhar o andamento da operação quando foi preso

Cotidiano

Leilão do Detran tem Ford Ranger com lance inicial de R$ 20 mil

Ao todo, são 65 veículos que podem voltar a circular

Esportes

Bruno Henrique é denunciado pelo STJD por manipulação e pode ser suspenso por até dois anos

A defesa do jogador e o Flamengo foram procurados e não se manifestaram

Política

Coronel David convoca apoiadores da direita para buzinaço neste domingo

Mobilização para um buzinaço na Praça do Rádio Clube