Pular para o conteúdo
Política

Governo define regras para reposição florestal e lança ‘app’ para facilitar processo

Produtores usarão tecnologia para vender e comprar créditos ambientais
Marcus Moura -
Governador discursou durante solenidade de assinatura do decreto. (Foto: Nathália Alcântara/Midiamax)

O Governo do Estado regulamentou, nesta quarta-feira (12), as ações de reposição florestal em , a partir do estabelecimento de critérios para a exploração da vegetação nativa e o consumo de matéria-prima florestal. A assinatura dos decretos aconteceu em cerimônia realizada no (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

A Lei federal de 2021 determina a obrigatoriedade da reposição de florestas para aqueles que realizam a supressão da vegetação nativa, com o intuito de garantir a preservação e proteção dos biomas. “Tivemos que buscar caminhos para liquidar esse passivo e, ao mesmo tempo, dar diretrizes aos setores produtivos, pois é o produtor e a indústria que, com essas diretrizes, podem investir e utilizar o passivo a favor do meio ambiente”, explicou o governador (PSDB).

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Para atender à legislação vigente, a medida estabelece a concessão de crédito para reposição florestal de terceiros, além do plantio regular de florestas nativas ou exóticas, e a previsão de arrecadação de valores destinados a projetos públicos, ao Fundo Estadual de Meio Ambiente e às Mudanças Climáticas.

Aplicativo vai facilitar vida de produtores, afirmam autoridades no assunto. (Foto: Nathália Alcântara/Midiamax)

Com o objetivo de organizar e utilizar os dados consolidados para uma gestão estratégica e ambiental eficaz, o Governo do Estado implementou o MS Agrodata (Sistema Informatizado de Cadastro e Monitoramento da Produção Agrícola de Mato Grosso do Sul), uma ferramenta que facilita a negociação de créditos e débitos de reposição florestal de forma estruturada e eficiente.

“É uma plataforma onde quem tem o passivo, ou seja, o débito da recomposição florestal, poderá comprar de quem tem o crédito, numa negociação privada. Esse é um dos caminhos, e o produtor pode escolher se vai produzir floresta na propriedade, em um condomínio, ou pagar ao Governo”, complementa Riedel.

O governador ainda explica que, se o recurso for destinado ao Governo, ele será direcionado ao Fundo do Clima, que também é aplicado em questões ambientais.

Autoridades durante uma das falas proferidas no evento. (Foto: Nathália Alcântara/Midiamax)

O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Rogério Beretta, explicou que o Governo do Estado criou mecanismos para realizar a compensação por meio do plantio de florestas exóticas – como eucalipto, laranja, erva-mate, seringueira, cacau e outras.

“Essas alternativas são oferecidas ao produtor, que pode compensar com sua própria floresta plantada. Aqueles que não têm débito, ao plantar essas florestas, recebem um crédito que pode ser comercializado. A compensação ocorre entre aqueles que têm o débito passivo e aqueles que plantaram sem dever, ou por meio de uma atividade produtiva. Assim, o governo fomenta as atividades produtivas que contribuem para a nossa política de carbono neutro. Todas essas florestas exóticas geram um balanço positivo de carbono. E quem planta floresta nativa também recebe créditos, muito maiores do que para quem planta uma floresta exótica”, explicou.

“Esta solução conjunta entre Imasul, Iagro e Semadesc traz mais tranquilidade ao produtor e, mais uma vez, Mato Grosso do Sul consegue modernizar a atividade de recomposição florestal, utilizando tecnologia e as definições de mercado. Nosso objetivo é realizar a reposição florestal a partir dos recursos do Fundo (Estadual de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas) em áreas degradadas”, disse o secretário Jaime Verruck (Semadesc).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campo Grande registra primeiro frio do ano com mínima de 14°C

Trabalhador de usina é rendido por dupla armada e tem moto roubada em frente de casa

Presidente Lula da Silva segura Carlos Lupi no ministério por questão de governabilidade

1984 – Trabalhadores sem terra ocupam gleba Idalina

Notícias mais lidas agora

Por dez dias, MPMS escapa de processo no Conselhão por inércia no caso JBS

especialista ar-condicionado

Especialista critica falta de ar-condicionado em ônibus do Consórcio em depoimento na CPI

Homem é morto a tiros em casa na frente da esposa

troca

[ BASTIDORES ] Em troca troca de nomes, vereador ganhou ‘apelido’

Últimas Notícias

Brasil

Grupo alvo da Polícia Federal usava veleiros para transportar cocaína para a Europa

31 mandados de prisão temporária são cumpridos

Cotidiano

LISTA: Temperaturas despencam e Mato Grosso do Sul registra mínima de 8°C

Monitoramento indica menores temperaturas na região sul do Estado

Música

Após 12 anos, Lady Gaga chega ao Brasil para show histórico em Copacabana

Lady Gaga chegou ao Brasil na madrugada desta terça-feira (29); cantora se apresenta em Copacabana, no RJ, no próximo sábado (03)

Polícia

Dois são presos e polícia descobre depósito de drogas na Vila Nasser em Campo Grande

Anotações sobre a droga foram encontradas na residência