O deputado federal Luiz Ovando (PP) atribuiu a elevação da desaprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às tomadas de decisões equivocadas. Pesquisa da Quaest indica que desapontamento da população com a gestão chega a 60%.
O congressista disse ao Midiamax que, historicamente, o governo petista já não tinha altos índices de aprovação e que, neste governo, as decisões têm causado insatisfação dos eleitores. Ovando fala em “governo das atrapalhadas”.
“Nós temos visto uma atrapalhada, a verdade é essa. Tivemos a suspensão do Plano Safra, lá atrás a questão da importação do arroz, que não era necessário. A questão do [monitoramento do] Pix. Então, é o governo que parece que não se comunica, não reage, não senta em torno de uma mesa, não discute os prós e contras de uma determinada circunstância. […] O que está faltando é cabeça no Governo Lula, infelizmente”, disse.
Questionando se a oposição ao governo se fortalece com a desaprovação do governo, Ovando afirma que a oposição existe para não deixar o Brasil ‘descambar’.
“A oposição não é para torcer pela desgraça do país. Eu não torço pela desgraça do meu país, pelo contrário. Eu quero que esse país dê certo. Mas o que a gente percebe, historicamente, não podemos esquecer isso, é que os governos anteriores do PT não deram certo. É o governo das atrapalhadas. E agora eles vêm com aquela história do Pé de Meia, com o Pé de Meia da licenciatura. Eles precisam sair dessa condição de ficar dando as coisas. O que a gente tem que dar é condição de que as pessoas desenvolvam o seu potencial e aí você terá gente preparada. O país não tem gente preparada. Há déficit de ocupação de espaços por falta de qualificação e isso infelizmente é muito ruim para o futuro de uma nação, principalmente para o jovem que fica acostumado a ficar recebendo dinheiro achando que vai estudar”, criticou.
Lula despenca em aprovação de eleitores
Levantamento da Quaest divulgado nesta quarta-feira (26) aponta que o 3º governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é reprovado por 50% ou mais dos eleitores em 8 estados pesquisados.
Conforme a pesquisa, a desaprovação supera os 60% nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além disso, a aprovação cai mais de 15 pontos na Bahia e em Pernambuco, estados onde Lula venceu as eleições em 2022.
Pela 1ª vez, a desaprovação do presidente superou numericamente a aprovação nesses dois estados.
A pesquisa Quaest, contratada pela Genial Investimentos, foi feita entre os dias 19 e 23 de fevereiro com 6.630 brasileiros nos seguintes estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos em 7 estados, com a exceção de SP, em que é de 2 pontos para mais ou menos.
É a primeira vez que a Quaest inclui Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul em suas pesquisas sobre a avaliação ao governo Lula. Os demais 6 estados possuem levantamentos anteriores.