Pular para o conteúdo
Política

‘Fortalecer o espírito’, justifica Catan sobre grito de guerra violento de recém-formados da PMMS

Trechos da música falam em “espanca até matar” e “arranca a cabeça”
Thalya Godoy, Vinicios Araujo -
Deputado estadual, João Henrique Catan (PL) | (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

O deputado estadual João Henrique Catan (PL) justificou o grito de guerra entoado por soldados recém-formados na PMMS (Polícia Militar de ) como fonte para “fortalecer o espírito de corpo de quem vai para a rua enfrentar a criminalidade”. Trechos da música falam em “espanca até matar” e “arranca a cabeça” [sic].

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

“O que se vê nos treinamentos da polícia é a preparação de homens e mulheres que, infelizmente, vivem em uma realidade onde a linha entre viver e morrer é muito tênue. Eles estão indo para a guerra — e quem nunca esteve no lugar de um policial no meio de um confronto, quem nunca carregou nas costas o peso de uma farda e a responsabilidade de proteger o cidadão de bem, talvez não entenda a necessidade de fortalecer essa tropa com disciplina, resistência e união”, justificou. 

As imagens viralizaram nesta sexta-feira (1º), um dia após a formatura dos 427 novos agentes da corporação. O vídeo mostra um grupo de soldados se balançando, batendo palmas e gritando o seguinte trecho:

“Bate na cara, espanca até matar. Arranca a cabeça dele e joga ela pra cá. O interrogatório é muito fácil de fazer. Eu pego o vagabundo e bato nele até morrer. Desce aqui e venha conhecer. A tropa da PM que cancela CPF”.

O deputado estadual de direita se diz a “favor a da pena de morte para bandidos”, mas pondera que “a polícia deve agir sempre dentro da legalidade e do respeito aos direitos constitucionais”. 

“Mas é preciso compreender o contexto. Não podemos continuar tratando com naturalidade o sofrimento das famílias que perderam tudo por causa da violência. Prefiro um cemitério de bandidos do que um pai ou uma mãe chorando a morte de um filho — ou de uma filha — assassinada por criminosos!”, destacou o deputado

O parlamentar usou como exemplo casos em que pessoas inocentes acabaram mortas devido à violência, como o menino João Hélio, que morreu aos seis anos de idade ao ficar preso pelo cinto de segurança e ser arrastado por quilômetros durante um , no . Regionalmente, também foi citado o feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte, aos 42 anos, a golpe de facas pelo ex-noivo. 

O que diz o Governo de MS?

O Jornal Midiamax entrou em contato com a assessoria de comunicação da PM-MS para saber sobre os fatos. Em nota, o Governo de Mato Grosso do Sul informou que irá apurar o ocorrido, incluindo rigorosa apuração dos fatos e aplicação das sanções legais previstas”.

Em nota o Governo respondeu:

“O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul manifesta publicamente seu repúdio a quaisquer condutas que incentivem a violência, e determinou a adoção imediata das providências cabíveis, com rigorosa apuração dos fatos e aplicação das sanções legais previstas. A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul lamenta o ocorrido e esclarece que o episódio consiste em uma manifestação isolada, não representando os valores, princípios e o padrão institucional da corporação. A expressão utilizada não foi criada pela instituição e tampouco faz parte de seus protocolos oficiais. A preparação do efetivo inclui disciplinas voltadas à valorização da vida, respeito às minorias e atuação comunitária. O Governo de Mato Grosso do Sul enfatiza que forma policiais para defender a sociedade, a vida, a segurança e a paz”.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dois dias após incêndio consumir aterro no Noroeste, morador ateia fogo em lixo

agencia

Mutirão quer regularizar dívidas de contas de energia de campo-grandenses

Com pedido de veto, arte contra ‘PL da Devastação’ é instalada em cruzamento de Campo Grande

Jovem de Campo Grande luta contra a leucemia e amigos pedem doações de sangue

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

cpi hospitais

‘Episódio isolado’, comenta deputado Pedrossian Neto sobre grito de guerra violento de PMs

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Após 12 anos, Noite da Seresta retorna com show de Wanderléa em Campo Grande

Programação integra as comemorações de 126 anos de Campo Grande

Le Blog Maria Antonia

Angelina Jolie mergulha no mundo da moda em “Coutures”, de Alice Winocour

Angelina Jolie está de volta às telonas com um projeto envolvente ambientado no universo da moda. A atriz será a protagonista de Coutures, novo filme da diretora francesa Alice Winocour, com estreia marcada para o dia 15 de outubro. Ambientado durante a prestigiada Paris Fashion Week, o longa explora os bastidores da alta costura parisiense, … Continued

Mundo

Patrick? Estrela-do-mar com bumbum chama atenção de cientistas no oceano atlântico

Animal marinho foi encontrado em parte do oceano pouco estudado por cientistas

Cotidiano

1ª no país: Governo Federal inaugurará base do ‘Samu Indígena’ em Dourados

A cerimônia acontecerá em 9 de agosto