Pular para o conteúdo
Política

Ex-diretores da Agereg e Agetran confirmam presença na CPI do Consórcio Guaicurus

Antigos gestores irão responder as perguntas da CPI, que investiga possíveis irregularidades no contrato bilionário de concessão
Thalya Godoy -
Ônibus quebrado em frente a Câmara de Vereadores. (Marcos Tenório, Midiamax)

Os ex-diretores-presidentes da (Agência de Regulação dos Serviços Públicos) e (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) confirmaram presença nas oitivas da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do . O colegiado investiga as possíveis irregularidades e descumprimentos do contrato que afetam a população de , que é obrigada a pagar caro por um serviço sucateado. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O próximo a ser ouvido, na quarta-feira (14), às 14h, é o atual diretor-presidente da Agetran, Paulo da Silva. Na próxima semana, será a vez dos ex-dirigentes das agências responderem às perguntas dos vereadores. O fato determinado da CPI abrange os últimos cinco anos, ou seja, também envolve os antigos gestores.

Ao Midiamax, nesta terça-feira (13), o presidente da CPI, vereador Dr. Lívio (União), afirmou que todos os que estão no cronograma confirmaram a participação na oitiva. Em coletiva de imprensa na segunda-feira (12), ele tinha dito que o antigo gestor da Agetran, Janine Bruno, ainda não havia confirmado a participação.

Ônibus quebrando no meio do caminho estão entre as principais reclamações dos usuários. (Reprodução, Leitor Midiamax)

Bruno será testemunha na próxima segunda-feira (19), às 14h. Ele ficou à frente do órgão por 7 anos e 4 meses, até ser exonerado em abril de 2024.

Já na quarta-feira (21), também com início às 14h, quem depõe é o antigo diretor-presidente da Agereg, Odilon de Oliveira Júnior. Ele ficou a frente da pasta entre abril de 2021 a dezembro de 2024. O atual chefe da agência reguladora, José Mário Antunes da Silva, participou da oitiva em 5 de maio. Na ocasião, ele admitiu que fiscais da agência não visitam os bairros para avaliar serviço do Consórcio Guaicurus.

Na última semana do mês, em 26 de maio, a testemunha será o antigo chefe da Agereg, Vinícius Leite Campos, a partir das 14h. 

As últimas oitivas deste mês serão em 28 de maio. O primeiro a ser ouvido, às 13h, será o diretor da Procuradoria Jurídica e presidente da Junta de Análise e Julgamentos de Recursos da Agereg, Rodrigo Koei Marques Inoye.

A partir das 15h, quem responde as perguntas é o Diretor de Fiscalização e Auditoria Contábil da Agereg, José Corsine da Silva.

Próxima fase: investigação Consórcio Guaicurus

A CPI do Consórcio Guaicurus terá cinco fases e atualmente está na segunda, em que são previstas oitivas para obter informações técnicas e jurídicas junto aos agentes públicos responsáveis pela fiscalização e regulação. 

Já a próxima fase prevê uma investigação sobre o Consórcio Guaicurus. Estão previstas oitivas com gestores e responsáveis pelo grupo de empresas para verificar a execução do contrato e a aplicação dos recursos públicos.

A intenção é investigar o Consórcio Guaicurus ouvindo diretores, sócios, gestores e analisando documentos para entender a aplicação dos recursos públicos. Além disso, também estão previstas vistorias nos ônibus, constatações in loco e auditoria nas tarifas.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

INSS vai ressarcir aposentados e pensionistas com valores corrigidos pela inflação

Carreta carregada de soja tomba e carga fica espalhada na divisa entre MS e SP

‘Grande amigo do Brasil’: governo Lula lamenta a morte de Pepe Mujica

Israel diz ter atingido o líder do Hamas em um ataque aéreo em Gaza

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

VÍDEO: PMMS investiga militar que participou de ‘meme’ em página famosa usando farda

Madonna vai estrelar sua própria história em série da Netflix

Últimas Notícias

Cotidiano

Praça Ary Coelho recebe evento para homenagear Dia das Mães e o Povo Paraguaio

Local terá feira criativa e apresentações culturais nesta quarta-feira (14), a partir das 17h

Política

Hackers invadem site da prefeitura de Japorã e publicam fake news sobre morte de Lula 

Prefeitura Municipal informou que acionou a polícia para que caso seja investigado

Brasil

PGR pede condenação de acusados pelo assassinato de Marielle Franco

Ministro Alexandre de Moraes é relator do caso e pode marcar data de julgamento para este ano

Cotidiano

Policiais e guardas passam por capacitação para atendimento a mulheres vítimas de violência

A ação acontece na Casa da Mulher Brasileira nesta quinta-feira (15)