Pular para o conteúdo
Política

Ex-diretor da Agereg, Vinícius Campos encara CPI do Consórcio nesta segunda-feira

Vinícius ficou à frente da agência que regula os serviços públicos, como o oferecido pelo Consórcio Guaicurus, de 2017 a 2021
Fábio Oruê, Thalya Godoy -
cpi do consórcio agereg
Vinicius Leite Campos (Divulgação, PMCG)

O ex-diretor da (Agência de Regulação dos Serviços Públicos), Vinícius Leite Campos, será ouvido pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do nesta segunda-feira (26), na Câmara Municipal.

Vinícius esteve à frente da agência de janeiro de 2017 a abril de 2021. Ele dá sequência aos depoimentos de dirigentes e ex-dirigentes de autarquias que lidavam com o Consórcio Guaicurus.

O fato determinado da CPI abrange os últimos cinco anos, ou seja, também envolve os antigos gestores. Este será o terceiro dirigente só da agência reguladora — responsável por fiscalizar o cumprimento do contrato — ouvido pelo colegiado. 

Assim, a CPI investiga as possíveis irregularidades e descumprimentos do contrato que afetam a população de  — obrigada a pagar caro por um serviço sucateado. 

Em 5 de maio, o atual diretor-presidente da Agereg, José Mário da Silva, admitiu que não existem fiscais nos bairros para avaliar o serviço das empresas responsáveis pelo transporte público.

Já no dia 21, o ex-diretor-presidente, Odilon Júnior, revelou que o Consórcio Guaicurus repassou investimentos milionários para uma empresa que não compõe o grupo do transporte coletivo. Investigação da Agência teria constatado repasse de R$ 20 milhões para as empresas, que somam histórico de reclamação dos usuários. 

Outras oitivas da CPI do Consórcio

As últimas oitivas deste mês serão em 28 de maio. O primeiro a prestar depoimento no dia, às 13h, será o diretor da Procuradoria Jurídica e presidente da Junta de Análise e Julgamentos de Recursos da Agereg, Rodrigo Koei Marques Inoye.

A partir das 15h, quem responde às perguntas é o Diretor de Fiscalização e Auditoria Contábil da Agereg, José Corsine da Silva.

Próxima fase: investigação do Consórcio Guaicurus

A CPI do Consórcio Guaicurus se dividiu em cinco fases e desenrola atualmente a segunda, em que acontecem oitivas. Ela visa obter informações técnicas e jurídicas junto aos agentes públicos responsáveis pela fiscalização e regulação. 

Já a próxima fase prevê uma investigação sobre o Consórcio Guaicurus. Estão previstas oitivas com gestores e responsáveis pelo grupo de empresas para verificar a execução do contrato e a aplicação dos recursos públicos.

A intenção é investigar o Consórcio Guaicurus ouvindo diretores, sócios, gestores e analisando documentos para entender a aplicação dos recursos públicos. Além disso, também estão previstas vistorias nos ônibus, constatações in loco e auditoria nas tarifas.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime