O ex-diretor da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos), Vinícius Leite Campos, será ouvido pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus nesta segunda-feira (26), na Câmara Municipal.
Vinícius esteve à frente da agência de janeiro de 2017 a abril de 2021. Ele dá sequência aos depoimentos de dirigentes e ex-dirigentes de autarquias que lidavam com o Consórcio Guaicurus.
O fato determinado da CPI abrange os últimos cinco anos, ou seja, também envolve os antigos gestores. Este será o terceiro dirigente só da agência reguladora — responsável por fiscalizar o cumprimento do contrato — ouvido pelo colegiado.
Assim, a CPI investiga as possíveis irregularidades e descumprimentos do contrato que afetam a população de Campo Grande — obrigada a pagar caro por um serviço sucateado.
Em 5 de maio, o atual diretor-presidente da Agereg, José Mário da Silva, admitiu que não existem fiscais nos bairros para avaliar o serviço das empresas responsáveis pelo transporte público.
Já no dia 21, o ex-diretor-presidente, Odilon Júnior, revelou que o Consórcio Guaicurus repassou investimentos milionários para uma empresa que não compõe o grupo do transporte coletivo. Investigação da Agência teria constatado repasse de R$ 20 milhões para as empresas, que somam histórico de reclamação dos usuários.
Outras oitivas da CPI do Consórcio
As últimas oitivas deste mês serão em 28 de maio. O primeiro a prestar depoimento no dia, às 13h, será o diretor da Procuradoria Jurídica e presidente da Junta de Análise e Julgamentos de Recursos da Agereg, Rodrigo Koei Marques Inoye.
A partir das 15h, quem responde às perguntas é o Diretor de Fiscalização e Auditoria Contábil da Agereg, José Corsine da Silva.
Próxima fase: investigação do Consórcio Guaicurus
A CPI do Consórcio Guaicurus se dividiu em cinco fases e desenrola atualmente a segunda, em que acontecem oitivas. Ela visa obter informações técnicas e jurídicas junto aos agentes públicos responsáveis pela fiscalização e regulação.
Já a próxima fase prevê uma investigação sobre o Consórcio Guaicurus. Estão previstas oitivas com gestores e responsáveis pelo grupo de empresas para verificar a execução do contrato e a aplicação dos recursos públicos.
A intenção é investigar o Consórcio Guaicurus ouvindo diretores, sócios, gestores e analisando documentos para entender a aplicação dos recursos públicos. Além disso, também estão previstas vistorias nos ônibus, constatações in loco e auditoria nas tarifas.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.