Pular para o conteúdo
Política

‘Entramos e saímos pela porta da frente’, diz Vander após PT deixar base do Governo de MS

Saída dos petistas foi motivada por nota compartilhada pelo governador Eduardo Riedel
Dândara Genelhú -
vander pec governo ms porta
Deputado federal Vander Loubet (PT). (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Incompatível, é como avalia o deputado federal Vander Loubet (PT) sobre nota do governador Eduardo Riedel () após prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL). Assim, afirmou nesta sexta-feira (8), que o PT ‘entrou e sai pela porta da frente’ da base do Governo de Mato Grosso do Sul.

“Nós entramos pela porta da frente, vamos sair pela porta da frente. Nós tomamos uma decisão política que vamos sair do Governo”, reforçou a decisão. “Incompatível com aquilo que nós defendemos”, avaliou Vander sobre a publicação de Riedel.

O presidente estadual do partido, Vladimir Ferreira, anunciou decisão unânime e saída do diretório em coletiva de imprensa.

Vander comentou sobre os próximos passos, que acontecem após o retorno do governador da Missão Ásia. “Comunicar o Riedel a hora que ele chegar e pedir uma audiência para ele. Entregar os cargos que nós temos”, detalhou o deputado.

“A partir desse momento nós temos a liberdade para se articular”. Contudo, disse que não devem “fazer uma oposição sistemática. Nós vamos fazer oposição e política, construindo um movimento, que é o mais amplo possível”, afirmou Vander.

O deputado por MS classifica o movimento esperado como “democrático, com as forças democráticas de apoio à reeleição de Lula”.

Decisão do PT

A diretoria do PT realizou reunião nesta sexta-feira (8) para definir a situação sobre a saída da base de Riedel. O presidente estadual da sigla lembrou que a entrada para o Governo “foi uma decisão política para que a extrema-direita não ganhasse aqui em MS. Grande maioria apoiou Eduardo Riedel quando ele tinha mais de 15% atrás do seu adversário”.

O deputado estadual e presidente do PT em Campo Grande, Pedro Kemp, relembrou que o apoio em 2022 foi para derrota da extrema-direita. Contudo, disse que “a polarização permanece e, infelizmente, o governador e o seu grupo político está tomando um lado. Que lado que é esse? É o lado que nós ajudamos a derrotar em 2022, que é a extrema direita”, destacou.

Parte do PT já demonstrava o desejo da sigla sair da base governista durante a campanha do PED (Processo de Eleição Direta) do PT meses atrás, mas lideranças aguardavam a decisão do governador sobre qual lado apoiar em 2026.

Para a deputada estadual Gleice Jane (PT), o governo já demonstrava sinais para qual linha seguiria há algum tempo. “O Governo vem dando alguns sinais da linha que ele segue já há algum tempo. Final do ano, como ele reagiu violentamente contra os povos indígenas que lutavam por água, aquilo foi o símbolo muito forte de como ele pensa, de como ele age”, criticou a deputada.

Relembre a nota

Na terça-feira (5), Riedel disse que a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) “nada disso ajuda os brasileiros neste momento de grandes e graves incertezas econômicas”.

Para o governador, a prisão “só compromete ainda mais a pacificação do país. Precisamos pensar menos em política e mais no país agora”. Assim, afirmou que o “Brasil real precisa da normalidade institucional para superar os inúmeros desafios de um país ainda muito injusto e desigual. Que voltem urgente a serenidade e o bom senso”, se posicionou.

Na visão de Riedel, a medida representa “excessos judiciais” que implicam na escalada da tensão política e jurídica no país.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Agressor é preso em Três Lagoas por tentativa de feminicídio após quebrar maxilar de ‘ficante’

Por unanimidade, PT sai da base governista e entrega cargos a Riedel

VÍDEO: Mãe pede socorro em viatura e PMs salvam bebê que se engasgou com leite

VÍDEO: Mãe e filho adolescente se reencontram após 11 anos separados

Notícias mais lidas agora

Prefeitura tenta minimizar novo ataque de onça em Corumbá: ‘alvo era cachorro’

VÍDEO: Mãe pede socorro em viatura e PMs salvam bebê que se engasgou com leite

multas transporte

Justiça mantém quase R$ 100 mil em multas contra o Consórcio Guaicurus por irregularidades

Pré-pago? Aplicativo garante desconto nas corridas em Campo Grande com nova funcionalidade

Últimas Notícias

Cotidiano

Plantão de vacinação da gripe acontece das 8h às 20h neste sábado, em dois pontos da Capital

Equipes estarão no Camelódromo de manhã e no Parque das Nações Indígenas à tarde

Mundo

Dólar fecha dia em alta de 0,25% com ruído político, mas cai 1,97% na semana

Moeda brasileira tem se apresentado estável após negativa de represálias do governo Lula as tarifas de Trump

Brasil

Previdência deve pagar auxílio a mulheres vítimas de violência doméstica, diz Dino em voto

De acordo com magistrado, vítimas de violência doméstica se enquadram em vulnerabilidade temporária

Polícia

Vídeo mostra momento em que mulher é atacada por pitbull na Vila Carlota

Devido à gravidade do ataque, a vítima teve os dedos das mãos dilacerados, sofreu ferimento no pescoço e uma fratura no braço