O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), criticou o ‘tarifaço’ de Trump. Além disso, informou que o Governo Federal quer a negociação da redução das taxas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil. Alckmin participa de agenda no interior de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (9).
“No cenário internacional, o Brasil recebeu a maior tarifa entre as novas aplicadas pelos Estados Unidos. Defendemos que essa tarifa não deveria existir”, pontuou.
Assim, explicou que “os EUA têm superávit comercial com o Brasil e, dos dez principais que mais exportam para o Brasil, 8 têm alíquota 0”.
LEIA – Acordo do Mercosul com União Europeia garante R$ 65,4 bilhões para o Brasil, diz Alckmin
Caminho após taxas de Trump
Para Alckmin, “o caminho é o diálogo e a negociação”. Por isso, afirmou, em MS, que o Governo Federal quer a redução das taxas impostas por Trump.
“Vamos trabalhar para reduzir essa alíquota, que prejudica o Brasil, o comércio global e até mesmo os próprios Estados Unidos, encarecendo toda a cadeia produtiva”, finalizou.
LEIA – Governo Lula escala Alckmin para negociar tarifas do agro com Donald Trump
Alckmin em MS
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSD), está em Mato Grosso do Sul. Ele visita a primeira planta da Arauco Brasil, instalada em Inocência. O lançamento da Pedra Fundamental aconteceu nesta quarta-feira (9).
Alckmin substitui o presidente Lula (PT) no evento em MS, pois o Chefe do Executivo cumpre agenda na Reunião de Cúpula de Chefes de Estado da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), em Honduras.