Em meio a crise na saúde, a prefeita Adriane Lopes (PP) viajou a São Paulo, nesta quinta-feira (22), a fim de buscar modelos na saúde que possam ser implementados na Capital. A chefe do executivo realizou uma visita técnica ao secretário municipal de Saúde da capital paulista, Dr. Luiz Carlos Zamarco.
Há quase um mês, Campo Grande está em situação de emergência na saúde diante do aumento de casos de síndrome respiratória e déficit de leitos na rede pública. Até a última semana, foram registradas 11 mortes de crianças na Capital por síndrome respiratória neste ano.
Na última terça-feira (20), a Santa Casa decidiu limitar os atendimentos na ala de pediatria do hospital devido à superlotação na área vermelha, com crianças vítimas de doenças respiratórias.
Visita técnica em SP
Os gestores de Campo Grande e São Paulo discutiram o financiamento do setor, modelos de gestão, ampliação de leitos e vagas, fortalecimento da atenção primária, aquisição de equipamentos, além do uso de tecnologia e inovação na saúde pública.
São Paulo conta com a maior rede de saúde da América Latina, considerado um exemplo em tecnologia aplicada à gestão pública de saúde. A pasta se destaca com o prontuário eletrônico integrado, agendamento online de consultas e exames, além de telemedicina e plataformas de telediagnóstico.
Segundo a prefeita, durante a visita técnica foram apresentados projetos como o uso de tecnologia, prontuário eletrônico, modernização das unidades com foco na humanização e também um programa específico para a saúde mental dos servidores.
“Nossa reunião teve o objetivo de conhecer de perto programas e ações bem-sucedidas na área da Saúde. Estamos em busca de soluções que possam ser implementadas em Campo Grande, sempre pensando na melhoria do atendimento à nossa população”, afirmou Adriane Lopes (PP).
Investimentos
A prefeita também esteve com executivos do Banco Safra para tratar de possíveis soluções financeiras e linhas de crédito para investimentos no desenvolvimento de Campo Grande. Não foram revelados valores e nem para quais áreas seriam os investimentos.
A visita teve a participação da secretária de Planejamento Estratégico, Catiana Sabadin, do secretário de Licitações, André Brandão, e do diretor-presidente da Emha (Agência Municipal de Habitação), Cláudio Marques.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.