Pular para o conteúdo
Política

Em cenário de descrédito, vereador defende indiciamento do Consórcio Guaicurus após CPI

Presidente da CPI já adiantou que população pode não ver resultados imediatos
Fábio Oruê, Anna Gomes -
cpi consórcio guaicurus
Audiência Pública da CPI do Transporte contou com críticas ao Consórcio e Casa de Leis. (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Enquanto a população acredita que a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus vai ‘acabar em pizza’, o vereador Landmark Rios (PT) defendeu o indiciamento de responsáveis pela empresa que opera o de .

“Eu creio que esta CPI vai sugerir ao Ministério Público, ao Judiciário, o indiciamento de algumas pessoas, seja do Poder Público, seja da concessionária. Eu acredito sim e defendo que tem que ter um indiciamento”, diz Landmark.

da Casa de Leis, o vereador Carlão (PSB) defendeu os trabalhos dos membros da comissão em meio ao cenário de descrédito.

“A CPI está sendo importante e a investigação tem que ser feita. O Poder Público e o Consórcio tem que cumprir o contrato. A Câmara está encarando e no final vai dar uma luz no fim do túnel. Tem que cutucar a ferida”, afirma.

Membro da CPI, Maicon Nogueira (PP) também aproveitou para convidar os outros vereadores que não fazem parte da comissão a participarem. “Faço um apelo que acompanhem a CPI. É uma prerrogativa de cada parlamentar”, disse o parlamentar.

Além disso, a vereadora Luiza Ribeiro (PT), que também integra os trabalhos, adiantou ao Jornal Midiamax que uma assessoria técnica deve ajudar a CPI a concluir os trabalhos finais.

cpi
Vereador Maicon Nogueira. (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Resultados da CPI

Presidente da CPI, vereador Dr. Lívio Leite (União Brasil) afirmou que a população não verá resultados da CPI até o momento. “Na verdade, talvez a população não sinta nesse momento o resultado prático dessa CPI”, disse ao finalizar a terceira fase da CPI.

Lívio disse que a comissão confirmou “número significativo de ônibus velho que precisa ser trocado”. Assim, quando as empresas cumprirem a parte do contrato, a população “vai começar a sentir realmente”.

Porém, os resultados palpáveis podem ser distantes. Isso porque as empresas insistem em criar barreiras para a troca dos ônibus e instalação de ar-condicionado.

Apesar disso, Lívio demonstrou animação sobre depoimento de aumento de multas ao Consórcio. “Quando você ouve um diretor do Consórcio, que ficou dez anos à frente do Consórcio, dizer que a fiscalização aumentou desde que a CPI foi instaurada, isso já é um ganho prático”.

“Quando você vê as agências se movimentando também para melhorar os seus processos, as multas em cima do Consórcio foram aplicadas, a gente tem um resultado prático”, pontuo.

No entanto, confirmou que as melhorias ao usuário ainda são ‘impalpáveis’. “É claro, a população só vai entender esse resultado de maneira efetiva quando a gente apresentar um relatório robusto”, justificou.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Incêndio destrói terreno próximo a posto de gasolina no Rita Vieira

Malha Oeste

Justiça reduz multa da Rumo por contaminação do solo após vazamento de óleo em Campo Grande

Preço do frete em MS sobe em julho na esteira da valorização da soja e colheita do milho 2ª safra

Inmet emite alerta de baixa umidade do ar para 6 cidades de MS neste sábado

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Dupla se passa por policiais e executa homem com dez tiros no Santa Emília

Governador Eduardo Riedel é recebido pelo diretor-presidente do Jornal Midiamax

Justiça intervém para agilizar atendimento de cirurgia de cabeça e pescoço em Dourados

Últimas Notícias

Polícia

Filho de policial civil aposentado é morto em frente a conveniência no Nova Lima

Autos está foragido; uma equipe do GOI está a procura de sua localização

Brasil

Moraes manda vistoriar carros e área externa da casa de Bolsonaro

Ministro do STF ampliou medidas de monitoramento do ex-presidente

Brasil

Eduardo diz que família Bolsonaro pode deixar PL se Tarcísio se filiar

Deputado disse que seria difícil ter participação em possível governo de Tarcísio

Cotidiano

Ministro da Educação cancela agendas em Mato Grosso do Sul

Camilo Santana viria ao Estado para participar de eventos em Bonito, Dourados e Campo Grande