O lançamento da Dinapec (Dinâmica Agropecuária) 2025 e o Fórum Pré-COP 30 ocorreu na manhã desta segunda-feira (24), no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande. Os eventos terão o objetivo de discutir sustentabilidade, mudanças climáticas, tecnologias e pecuária de corte.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
O Fórum Pré-Cop 30 será realizado dentro da Dinapec, previsto para 24 a 26 de março. O evento deve discutir tecnologias que reduzam o impacto ambiental, melhoram a produtividade e um futuro sustentável. A ideia para o fórum é uma preparação para a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), que será realizada em novembro, em Belém (PA).
O chefe-geral da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Gado de Corte, Antônio do Nascimento Ferreira Rosa, conhecido como Toti, relembrou que a pecuária de corte é uma das criticadas como responsáveis pelas mudanças climáticas devido a emissão de gás metano pelo pum do bovino.
O documento da SIEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa) apontou que o CH4 (metano) é o segundo maior responsável pelo aquecimento global. Cada tonelada de metano tem 28 vezes mais potencial de esquentar o planeta em cem anos do que uma tonelada de CO2 (Dióxido de carbono), o maior causador da crise climática.
Contudo, Toti atribuiu que, parte das críticas, estão ligadas a interesses econômicos ou à desinformação.

“Assim, realizaremos em 24 de março o primeiro evento Pré-COP 30 com o tema de pecuária de corte como parte da solução […] um dos objetivos é levantar informações atualizadas sobre essa questão complexa”, explicou.
Os encontros devem debater diversos temas, como carbono e sistemas sustentáveis, reprodução, gestão e políticas públicas, genética animal e novos cultivares que serão lançados pela Embrapa.
Já o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), destacou que a produção aumentou nos últimos anos utilizando áreas menores. O tucano também defendeu que o agronegócio, em alguns momentos, é “vítima de fala fácil”, se referindo a discursos sem embasamento científico.
“A gente pode ir para uma COP-30 e falar em alto e bom som que nós temos 40% a menos de emissão de carbono na pecuária em clima temperado. E a gente consegue emplacar isso no relatório do IPCC [Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas] e conseguimos endereçar isso ao mundo sobre a agropecuária brasileira e não ficar submissos a questões comerciais que afetam e angustiam o produtor brasileiro”, defende.
O evento no Bioparque Pantanal contou com a presença de representantes do governo e do setor produtivo da agropecuária.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.