Pular para o conteúdo
Política

Deputados estaduais votam projeto que amplia para 9 o número de juízes auxiliares do TJMS

A sessão plenária desta terça-feira (6) também votará outros quatro projetos de lei
Mariane Chianezi -
(Divulgação Alems)

Os deputados devem votar, nesta terça-feira (6), na primeira sessão ordinária da semana da Assembleia Legislativa de , quatro propostas. Dentre elas, o projeto de lei do judiciário, que amplia de oito para nove o número de juízes auxiliares do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Projeto de Lei 45/2025, do Poder Judiciário, altera dispositivo da Lei nº 1.511, de 5 de julho de 1994. A alteração na norma vigente tem o objetivo de ampliar o quadro de juízes auxiliares da capital de oito para nove magistrados.

A Lei 6.365, de 11 de dezembro de 2024, modificou o parágrafo 2º do artigo 21 da Lei 1.511, de 5 de julho de 1994, aumentando o quantitativo de juízes auxiliares da Corregedoria-Geral de Justiça de dois para três. Tal alteração não foi acompanhada pela atualização correspondente do número de juízes auxiliares da Capital, que permaneceu fixado em oito. O projeto será votado em segunda discussão.

“Destaca-se neste contexto a necessidade de reforço no quadro de juízes auxiliares da Capital para suprir as demandas das varas judiciais, sobretudo em razão do deslocamento de magistrados para atividades vinculadas à administração do Poder Judiciário e à AMAMSUL, sem criação de novos cargos de juízes, o que acarretaria aumento de despesas públicas, mas apenas visa à regularização da situação atual”, justificou o desembargador Dorival Pavan, presidente do TJMS no projeto.

Outros projetos

Também será votado o Projeto de Lei 130/2024 que assegura aos indivíduos afetados pela Síndrome de Von Recklinghausen (neurofibromatose) os mesmos direitos legalmente reconhecidos às pessoas com deficiência. O projeto está previsto para ser votado em primeira discussão.

Em primeira discussão serão apreciados três projetos de lei. De autoria do deputado Junior Mochi (MDB), o Projeto de Lei 130/2024  assegura aos indivíduos afetados pela Síndrome de Von Recklinghausen (neurofibromatose) os mesmos direitos legalmente reconhecidos às pessoas com deficiência. Na justificativa da proposta é citado que a doença é uma condição genética autossômica dominante que se manifesta através do surgimento de múltiplos tumores benignos no sistema nervoso, entre outras complicações.

Projeto de Lei 22/2025, de autoria do deputado Neno Razuk (PL), reconhece o “cordão de fita com desenhos de borboletas e/ou laços na cor roxa” como símbolo de identificação de pessoas com Fibromialgia no Estado de Mato Grosso do Sul. A proposta, além de determinar a inserção do respectivo cordão nas placas que sinalizam o atendimento prioritário nos estabelecimentos públicos e privados, assegura também o assento preferencial para as pessoas diagnosticadas com a doença.

Do Poder Executivo, o Projeto de Lei 86/2025 altera a redação e acrescenta dispositivos nas Leis que menciona, e dá outras providências. A proposta altera as Leis 1.102/1990 (que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis do Poder Executivo, autarquias e das fundações públicas de Mato Grosso do Sul), 3.150/2000 (que instituiu o Regime de Previdência Social do Estado – MSPREV) e 3.545/2008 (que cria a Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul – Ageprev, como unidade gestora única MSPREV).

A sessão tem início às 9h e é aberta à participação da sociedade em geral.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com 1% para cultura e 15% para saúde, Câmara começa a discutir orçamento de 2026

Professora universitária pode ser a 1ª mulher a comandar o PT de Dourados

Rapaz morre em confronto com a PM próximo a motel na MS-306 em MS

Lady Gaga deixa recado no Livro de Ouro do Copacabana Palace: ‘Nunca esqueceremos’

Notícias mais lidas agora

Quadrilha que furtou Juliano Varela tinha mansões em condomínio de luxo avaliadas em mais de R$ 500 mil

Vostok: ameaçado, David Chita troca de advogados para negociar delação

Mãe e filho foram obrigados a limpar sangue e levar corpo até córrego por homem que matou ‘Gordinho’

Com mais 8 mortes de idosos, Campo Grande sobe para 94 vítimas de doenças respiratórias

Últimas Notícias

Famosos

Homem invade casa de Jennifer Aniston em Los Angeles; saiba detalhes

Jennifer Aniston estava em casa quando foi surpreendida por um homem que tentou invadir a propriedade; entenda o que aconteceu

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala nas UPAs e CRSs de Campo Grande

Nesta terça-feira (6), mais de 100 médicos estarão atendendo nas unidades de saúde de Campo Grande

Mundo

Alemanha: Merz falha em ser eleito chanceler na 1ª rodada de votação, frustrando expectativas

Ele recebeu 310 votos de um total de 630; Parlamento tem 14 dias para eleger candidato por maioria absoluta

Polícia

VÍDEO: Homem cai de altura de 15 metros sobre marquise de prédio em MS

Homem sofreu várias fraturas