Pular para o conteúdo
Política

Deputados de MS aprovaram 5% de aumento salarial a servidores e outros 10 projetos durante a semana

Deputados estaduais aprovaram 11 projetos nas três sessões ordinárias
Thalya Godoy -
alems
Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Os deputados estaduais de aprovaram 11 projetos na última semana, como o aumento salarial de 5,06% aos servidores públicos estaduais. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Foram aprovados três projetos na sessão ordinária da última terça-feira (6). Em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 130/2024, que assegura aos indivíduos afetados pela Síndrome de Von Recklinghausen, conhecida como neurofibromatose, os mesmos direitos legalmente reconhecidos às pessoas com deficiência. A proposta é do deputado Junior Mochi (MDB).

Os parlamentares também aprovaram o Projeto de Lei 22/2025, de autoria do deputado Neno Razuk (PL), que reconhece o “cordão de fita com desenhos de borboletas e/ou laços na cor roxa” como símbolo de identificação de pessoas com Fibromialgia no Estado de Mato Grosso do Sul. O texto prevê a inserção do respectivo cordão nas placas que sinalizam o atendimento prioritário nos estabelecimentos públicos e privados e assegura o assento preferencial para as pessoas diagnosticadas com a doença.

Em segunda discussão, os deputados aprovaram a ampliação do quadro de juízes auxiliares da capital de oito para nove magistrados, por meio do Projeto de Lei 45/2025, do Poder Judiciário.

Doação de imóvel

Deputados em sessão. Imagem ilustrativa. (Divulgação )

Dois projetos foram aprovados na Ordem do Dia da última quarta-feira (7). Em primeira discussão, os parlamentares autorizaram que o Estado de Mato Grosso do Sul faça a doação, com encargos, ao Município de Cassilândia, o imóvel urbano e as construções de sua propriedade. O Poder Executivo é o autor do PL. 

Os deputados também aprovaram, em única discussão, o Projeto de Lei 284/2024 que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação Sistema de Integração Ambiental do Cerrado, tendo como nome fantasia Cutia do Cerrado, com sede em Três Lagoas. O deputado Paulo Duarte (PSB) é o autor da proposta.

Aumento de salário

Os deputados estaduais aprovaram cinco projetos na última sessão da semana, na quinta-feira (8). O destaque foi para o aumento de 5,06% sobre o vencimento-base ou subsídio para os servidores públicos estaduais. O Projeto de Lei 103 de 2025 foi aprovado em primeira discussão. 

Os parlamentares aprovaram, em primeira discussão, o Projeto de Lei 86 de 2025, do Poder Executivo, que altera as Leis 1.102 de 1990, 3.150 de 2000 e 3.545 de 2008. As mudanças inserem no Estatuto do Servidor Público todos os benefícios que passaram a ser estatutários com a reforma previdenciária.

O texto também estende o direito à licença-maternidade às servidoras que enfrentaram perda gestacional, ajusta a alíquota da contribuição patronal relativa aos planos de saúde organizados à categoria de servidores e estabelece um quadro de cargos em comissão na Ageprev (Agência de Previdência Social).

Em discussão única, foi aprovado o Projeto de Lei 23 de 2025, que declara a Utilidade Pública da ONG Arte Viva Serra da , localizada no município de Jardim. O autor é o deputado Renato Câmara (MDB).

Em segunda discussão, os parlamentares aprovaram o PL 106 de 2024, do deputado Junior Mochi (MDB), que institui o Dia Estadual dos Agentes de Segurança Viária, a ser comemorado, anualmente, em 16 de maio.Por fim, também foi aprovado o Projeto de Lei 232 de 2024, do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que cria a Campanha Salve uma Criança em Mato Grosso do Sul.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente relata abuso e escola aciona GCM em Campo Grande

Dor da separação: Realidade de 80% das mulheres encarceradas no presídio de Campo Grande

Quando a vida surpreende, mães reinventam ‘manual da maternidade’

Moto-entregador é levado para UPA após ser atingido por carro na Gury Marques

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Nicole Kidman exibeu novo visual com cabelo curtíssimo no Met Gala 2025

Últimas Notícias

Polícia

Mulher denuncia abuso durante massagem gratuita em ação de Dia das Mães em Campo Grande

O homem acusado de importunação sexual prestava serviços como freelancer para a marca responsável pela ação

Polícia

Taxista é preso suspeito de estuprar passageira em MS

Vítima buscou ajuda em hospital.

MidiaMAIS

Feira O Balaio reunirá mais de 150 expositores na Esplanada Ferroviária de Campo Grande

A feira O Balaio ocorre neste domingo de Dia das Mães

Trânsito

Motorista embriagado é preso após cair em ribanceira na Avenida Duque de Caxias

O rapaz disse aos policiais que havia consumido cerca de 15 latas de cerveja