Pular para o conteúdo
Política

Deputado de MS quer permitir caça de saguis e búfalos invasores no Brasil

Javali é a única espécie no Brasil com permissão para caça atualmente
Fábio Oruê -
pollon caça javali sagui
Deputado quer criar programa nacional (Bruno Spada, Câmara)

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) quer criar um marco federal e permitir que saguis e búfalos, assim como outras espécies exóticas invasoras, também sejam alvo de caça no Brasil. Vale lembrar que, desde 2013, o javali é a única espécie com permissão de caça no Brasil.

O javali é classificado como uma das cem piores espécies exóticas invasoras do mundo pela União Internacional de Conservação da Natureza. Entretanto, conforme teor do projeto do deputado federal por , qualquer espécie invasora entra no hall para ter permissões.

Assim, Pollon quer conceder incentivos fiscais para caçadores por meio de Programa Nacional de Controle de Fauna Exótica Invasora por Caçadores Excepcionais para criar um marco federal sobre o tema que levanta debates entre proteção ambiental e prejuízo agropecuário.

Os saguis, apesar de nativos do Brasil, acabaram invadindo outras regiões por conta do comércio ilegal como animais de estimação e da soltura ou fuga. Existem casos também que os animais são trazidos como forma de garantir a subsistência. Entretanto, acabam perdendo o controle populacional, como os búfalos e a tilápia.

O projeto de Pollon visa proteger “a biodiversidade, a saúde pública, a segurança e os ecossistemas nativos”. Além disso, quer dar segurança jurídica para o controle, manejo e abate de espécies invasoras.

sagui
Sagui (Reprodução, Pixabay)

Marco sobre a caça

Segundo justificativa, o Brasil carece de um marco federal sobre o assunto da caça no país. “É uma atividade essencial à proteção ambiental, à produção agropecuária e à saúde pública. As espécies invasoras, como o javali-europeu, têm causado prejuízos imensuráveis, tanto para a biodiversidade, como para a agricultura e segurança sanitária”, explica Pollon.

O programa ainda concede benefícios fiscais aos caçadores excepcionais, como isenção do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) e de tributos federais incidentes sobre a aquisição de munições, armamentos, dispositivos de visão noturna, armadilhas, equipamentos de proteção e outros instrumentos.

Além disso, isenta o caçador das taxas previstas no Estatuto do Desarmamento.

marcos pollon
Deputado Marcos Pollon. (Nathália Alcântara, Jornal Midiamax)

Assunto federal

A matéria veta que Estados e municípios legislem para proibir, restringir ou dificultar o exercício das atividades de controle, manejo e abate de espécies exóticas invasoras, quando exercida dentro dos limites legais.

Com isso, a proposta assegura a harmonia federativa e impede que ações locais desarticulem a política nacional de manejo de espécies invasoras.

A ausência de um marco federal claro sobre o tema tem gerado insegurança jurídica, ativismo judicial e distorções normativas, com decisões e legislações locais que, muitas vezes, se opõem às recomendações técnicas dos órgãos ambientais federais.

Os órgãos ambientais têm demonstrado baixa efetividade na execução dessas ações de controle, seja por limitação orçamentária, seja por entraves burocráticos ou até por ideologização da gestão ambiental.

Neste cenário, quem de fato tem enfrentado o problema na ponta, com coragem, responsabilidade e eficiência, são os caçadores legalmente habilitados, que atuam, muitas vezes, sem apoio do Estado, utilizando seus próprios recursos, equipamentos, tempo e conhecimento técnico para mitigar os danos causados pelas espécies invasoras.

Caça de Javalis

O javali é uma espécie nativa da , Ásia e norte da África, introduzida no Brasil a partir da década de 1960. Vieram trazidos principalmente para o consumo de carne na região sul, segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Sua agressividade e facilidade de adaptação são características que resultam em uma série de impactos ambientais e socioeconômicos, principalmente para pequenos agricultores. A reprodução descontrolada e ausência de predadores naturais agravam a situação.

javali caça
Autorização é necessária para que pessoas físicas ou jurídicas possam capturar, ou abater javalis (Adobe Stock)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fim de semana terá bloqueio da BR-163 para obra de anel viário

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Chile

Chile: terremoto de magnitude 5,1 atinge região de minas de cobre no norte do país, diz EMSC

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Confusão com corredor de ônibus termina em acidente entre Meriva e BMW na Rui Barbosa

Últimas Notícias

Cotidiano

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

Inscrição para este, e outros cursos, estão abertas

Polícia

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

O veículo foi recuperado horas depois no bairro Parque do Lageado

Política

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Lula sugeriu que Trump 'reveja alguns de seus posicionamentos' quando voltados a interferir em assuntos internos do Brasil

MidiaMAIS

Vereador conclui pedalada de 300 km em agradecimento a vida do filho: ‘Emoção indescritível’

Beto Avelar (PP) chegou à Baspilica de Aparecida do Norte, nesta quinta-feira (17)