Pular para o conteúdo
Política

Decreto do Governo de MS prevê corte de gastos com água, luz e combustível

Medidas de contenção de gastos vão valer até o fim de 2025
Renata Volpe, Anna Gomes -
Vice-governador Barbosinha. (Henrique Arakaki, Midiamax)

O Governo de vai cortar gastos com energia, água e luz, conforme informado pelo vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PP). Um decreto foi assinado nesta segunda-feira (4) pelo governador Eduardo Riedel ().

Segundo o político, na próxima terça-feira (5) será publicado um decreto de contenção de gastos no Diário Oficial do Estado. “Amanhã o governo de MS vai publicar um decreto de contenção de gastos. A medida será adotada para todo ano de 2025”.

Ainda segundo o vice-governador, não terá corte com pessoal. “Uma crise que estamos vivendo ou era aumentar impostos ou diminuir despesas de custeio. Nesse entra energia, água, combustível. Não terá corte com pessoal. Também pode entrar reformas de escolas, o mesmo na saúde, mas sem prejudicar investimentos estruturantes”.

Decreto

O decreto define medidas de contingenciamento de gastos no Governo de Mato Grosso do Sul. A iniciativa visa controlar despesas públicas de modo que a aplicação dos recursos seja feita com mais qualidade, garantindo assim o equilíbrio fiscal do Estado, boa prestação dos serviços públicos e a manutenção dos impostos estaduais em um baixo patamar.

“Estamos atravessando um momento complicado do ponto de vista financeiro e orçamentário. Isso acontece no Brasil inteiro, e como sempre digo, temos que ter dedo no pulso com os gastos públicos, acompanhar muito de perto. Então estamos dando mais um passo nesse sentido ao assinar este decreto, para que o Mato Grosso do Sul continue com as premissas essenciais de equilíbrio fiscal e sem aumentar impostos”, explica o governador.

Riedel completa ainda que a medida é a maneira encontrada para preservar a capacidade do Estado de investimento público, algo tido como fundamental para manter a competitividade da região — que vem atraindo o capital privado, gerando empregos e renda para a população.

“Estamos falando de saneamento, pavimentação de estradas, bairros, de escolas reformadas. Isso é investimento público, e investimento tem que ser preservado”, frisa o governador. “São tempos de austeridade, e agora temos realmente que mostrar a necessidade da austeridade como fundamental, não aumentando impostos e mantendo a capacidade de investimento”.

O governador também foi assertivo quanto à colaboração de toda equipe governamental para a tomada dessa medida de contingenciamento. “Estamos assinando um decreto para contingenciar gasto de custeio, pedindo a colaboração de todo o time, sem prejudicar os nossos serviços essenciais que atingem diretamente a população”, conclui.

Assinado no gabinete da Governadoria, o decreto será publicado em breve no DOE (Diário Oficial do Estado) de Mato Grosso do Sul, detalhando as medidas que serão implementadas na administração pública estadual.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
estátua

Entre feminicídios e homicídio, agosto terá nove júris populares em Campo Grande

Sua empresa deposita o FGTS? Instituto lança sistema para trabalhador consultar devedores

pt luiza ribeiro

Luiza Ribeiro representa MS no encontro nacional do PT em Brasília

Cursos, cultura e saúde integram calendário de 126 anos de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça nega revogar prisão de despachante foragido por fraudes no Detran-MS

Era lorota? Homem que disse ter sido atacado por onça na realidade atropelou animal, diz PRF

Incorpore One lança TAJ Condomínio Resort com maior evento gastronômico musical do Brasil

Prontuários extraviados de Caps foram descartados em reciclagem, segundo polícia

Últimas Notícias

Cotidiano

Programa que concede bolsas de estudo em escolas privadas abre vagas em MS

Programa é destinado a alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e que vivam em situação de vulnerabilidade

Cotidiano

Inscrições abertas para cursos de instrumentos musicais na UFMS

Valor da matrícula é semestral e de valor acessível à população

Política

Dois projetos estão pautados para votação da 1ª sessão da Câmara após recesso

As duas proposições serão apreciadas em primeira discussão

Política

Barbosinha assume MS com Riedel em viagem à Ásia

Estado caminha tranquilo com ausência de Riedel, diz vice-governador