Em efeito cascata, as movimentações políticas nacionais têm respingado em Mato Grosso do Sul. Após apoio do governador Eduardo Riedel ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a saída do PT de sua base aliada, o deputado estadual Zeca do PT surpreendeu ao elogiar o colega de parlamento João Henrique Catan (PL), durante sessão nesta quinta-feira (7).
Tudo começou com o deputado bolsonarista usando a tribuna da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) para criticar o corte de gastos sancionado pelo Governo de MS. Por cerca de 20 minutos, Catan citou os gastos da administração estadual.
“É um abuso no contribuinte, nos comerciantes. Aumenta-se a pauta fiscal sem precisar passar a majoração de tributos pela Assembleia; uma arrecadação que estrangula aquele que produz em Mato Grosso do Sul e fala-se em contingenciamento que pode chegar a 800 milhões”, afirmou.
Zeca do PT: ‘Lúcido, inteligente e esclarecedor’
Após a fala, Zeca pediu para falar: “Primeiro lugar: quero parabenizar o pronunciamento lúcido, inteligente e esclarecedor que faz aqui o deputado João Henrique; vou cumprimentar. Segundo, avisar o deputado João Henrique que semana que vem, com certeza, ele tem novos aliados”.
O parlamentar causou burburinho no Plenário após a referência ao colega da oposição. Os deputados já tiveram discussões acaloradas meses atrás — inclusive com troca de xingamentos.
Invasão do MST gera novo bate-boca na Alems entre Zeca e Catan: ‘Canalha’
Após citar os investimentos do Governo Federal em MS, complementando o que Catan disse, o petista propôs uma aliança. “Nós, meu querido João Henrique, estaremos juntos a partir da semana que vem”.

Deputado criticou o corte de gastos
Vigente até 31 de dezembro deste ano, a medida proíbe compra de veículos e redução em até 25% de contratos vigentes em Mato Grosso do Sul.
Além disso, está vedada a compra de novos mobiliários, equipamentos ou de outros bens permanentes. Os órgãos e as autarquias também precisam revisar os contratos vigentes, visando à redução de 25% dos valores contratados a título de despesas de custeio.
Inclusive, devem reduzir outras despesas de custeio, tais como pagamento de diárias, passagens, participação em eventos e seminários e horas extras, entre outros.
Assim, segundo a publicação, o decreto dispõe sobre a adoção de medidas administrativas temporárias de racionalização, reprogramação e controle de gastos.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***