Pular para o conteúdo
Política

CPI do Consórcio vai verificar declarações divergentes de servidores da Agereg e Agetran

Depoimentos nas oitivas contaram com ‘jogo de responsabilidade’ entre agências
Dândara Genelhú, Thalya Godoy -
cpi consórcio declarações
CPI terá verificação dos depoimentos. (Helder Carvalho, Midiamax)

Os vereadores da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus vão verificar declarações divergentes de servidores da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) e (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). Convidados para oitivas fizeram ‘jogo de responsabilidade’ entre as agências.

Nos depoimentos, os responsáveis apontaram uma à outra como fiscalizadoras. Assim, nesta quarta-feira (7), aprovaram requerimento de Ana Portela (PL) para acareação entre as informações.

Além disso, em oitiva do Chefe de Execução do Time Auditoria da Agetran, Luiz Cláudio Pissurno Chaves, a vereadora solicitou: “que a Agetran disponibilizasse para essa comissão todas as notificações enviadas nos últimos cinco anos para a Agereg”.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Questionado sobre as autuações da Agência, o auditor afirmou que é responsabilidade da Agereg. “Cabe a Agetran avisar a Agereg isso, tem como pegar o documento lá e verificar que o ônibus está com idade superior da prevista, mas não cabe a gente multar”, disse.

Neste sentido, Ana Portela pediu esclarecimentos ao auditor. “O que está acontecendo nessa CPI, é que a Agetran fez todo o papel deles, mas quem não está cumprindo seria a Agereg”. Assim, o auditor concordou e se limitou a dizer que “é isso”.

Ana Portela solicitou a verificação. (Helder Carvalho, Midiamax)

Relembre

Contudo, o diretor da Agereg, José Mario Nunes da Silva, já havia colocado ‘nas mãos’ da Agetran a responsabilidade sobre a fiscalização do transporte coletivo.

Isso porque em oitiva, o diretor-presidente resumiu a atuação da Agereg: “Notifica o Consórcio, caso não atenda, gera multa”.

Nos últimos quatro meses, disse que aplicaram sete multas ao Consórcio, incluindo a elevadores de acessibilidade quebrados.

“A única função da Agência é multar”, destacou o vereador Coringa (MDB) na oitiva. Por sua vez, o diretor rebateu: “Tem muitas multas que não são aplicadas por nós, é a Agetran. Por exemplo, atraso na linha, é um trabalho conjunto”.

Oitiva de auditores

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) disse que o relatório que considerou como ‘excelente’ o serviço prestado pelo Consórcio Guaicurus poderia ser considerado “material falso”. Nesta quarta-feira (7), auditores da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) que assinaram o documento confirmaram incoerência na avaliação.

O segundo ouvido na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio desta oitiva, o auditor Chefe de Execução do Time Auditoria da Agetran, Luiz Cláudio Pissurno Chaves, confirmou que não há produção mensal do relatório.

Luiza destacou que o Remid (Relatório de Monitoramento dos Índices de Desempenho) deveria ser mensal. Contudo, o auditor reforçou que “ele não foi produzido, mas não deixou de ser monitorado”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Policial penal cooptado pelo CV e integrantes de quadrilha são condenados a 428 anos de prisão

Homem tenta fugir da polícia, mas é preso em área rural de Dourados com carro lotado de maconha

tempo

Calorão e tempo seco sem trégua em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira

Grilagem de terras: Condomínios de luxo são alvo de operação da PF em Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

Patrola manipulou proposta de concorrente desclassificado em licitação da Agesul

Gigantes disputam Rota da Celulose com R$ 10 bilhões em investimentos em MS

Votação não define novo Papa e conclave será retomada nesta quinta

Legendário flagrado com 150 quilos de cocaína tem prisão preventiva decretada pela Justiça

Últimas Notícias

Polícia

Agraer é alvo da Polícia Federal em ação contra grilagem de terras da União 

10 mandados são cumpridos em Campo Grande

Política

Deputados votam reajuste de 5,06% no salário dos servidores estaduais nesta quinta

Além desse projeto, os parlamentares também votam outros quatro projetos

Mundo

Nada decidido: duas primeiras votações desta quinta não definem novo Papa

Próxima rodada será por volta das 10h30 (horário de MS)

Esportes

Onde assistir: Times brasileiros jogam fora de casa nesta quinta-feira pelas copas continentais

Atlético-MG e Fluminense jogam pela Copa Sul-americana, enquanto Internacional pela Copa Libertadores