Pular para o conteúdo
Política

CPI do Consórcio Guaicurus e mudanças no IPTU devem pautar 2ª sessão na Câmara desta quinta

Segunda sessão ordinária deste ano tem cinco projetos na pauta
Thalya Godoy -
Compartilhar
Requerimento para abertura da CPI do Consórcio Guaicurus deve ser apresentado nesta quinta-feira. (Jornal Midiamax)

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande analisam cinco projetos na sessão ordinária desta quinta-feira (20), a segunda de 2025. Na pauta, estão proposições sobre alterações dos critérios do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e inclusão de abrigos de proteção animal na tarifa social de água e esgoto. Além disso, há a expectativa que o requerimento para abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus seja apresentado nesta sessão. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Em única discussão, será apreciado o Projeto de Lei 11.486/24, de autoria do Executivo Municipal, que altera o dispositivo da Lei n. 6039, de 5 de julho de 2018, que dispõe sobre a criação da Jajur/Agereg (Junta de Análise e Julgamento de Recurso de Transporte da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos). Pela proposta da prefeitura, a Junta será composta por sete membros e sete suplentes, incluindo a Agereg, Procuradoria Geral do Município, sociedade civil organizada, trabalhadores do transporte coletivo, OAB e que não atuem na fiscalização.

A prefeitura justifica que a proposta atende o TAG (Termo de Ajustamento de Gestão), firmado entre a Prefeitura de Campo Grande, Tribunal de Contas do Estado, Consórcio Guaicurus, Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e a Agereg. Duas emendas dos vereadores já foram apresentadas à proposta para adequações.

Primeira discussão

Em primeira discussão, os vereadores analisam o Projeto de Lei 11.343/24, que inclui os abrigos de proteção animal nos benefícios da Lei 3.928, de 26 de dezembro de 2001, que “institui a tarifa social sobre o serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Campo Grande”. A ideia é auxiliar essas instituições e aliviar a carga financeira para continuarem com o trabalho. A proposta é do vereador e presidente da Mesa Diretora, Epaminondas Neto, o Papy (PSDB).

Outra matéria em discussão é o PL 11.179/23, que altera e acrescenta dispositivos à Lei 5.680, de 16 de março de 2016, que dispõe sobre a isenção de IPTU dos mutuários dos programas habitacionais Minha Casa, Minha Vida – faixa social – áreas de desfavelamentos e loteamentos sociais executados pelo poder público. A proposta é dos vereadores Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), e Clodoilson Pires (PP).

A ideia do projeto é isentar do tributo o imóvel com classificação da obra na categoria mínimo-inferior, mínimo-superior, baixo-inferior, baixo-médio, baixo-superior e normal-inferior, considerado imóvel de habitação popular, faixa social. A legislação anterior previa a isenção para imóveis com valor venal de até R$ 83 mil. A proposição considera a dificuldade dos que acabam perdendo a isenção em razão de melhorias externas ao imóvel, mas que possuem a renda mínima para a concessão.

Segunda Discussão

Já em segunda discussão, será votado o PL nº 11.384/24, de autoria do vereador Dr. Victor Rocha (PSDB), que busca garantir a oferta de leitos separados para mães de natimorto e mães com óbito fetal nas unidades de saúde rede pública e privada. A proposta foi assinada ainda pelos vereadores Neto Santos (Republicanos), Fábio Rocha (União Brasil), Ronilço Guerreiro (PODE), Luiza Ribeiro (PT) e Ana Portela (PL).

Outra proposição em segunda discussão é o PL nº 11.023/23, de autoria do vereador Professor Juari (PSDB), que propõe alterações na Lei nº 6.035, de 2018, a qual trata da criação do Programa Arte com Pneus, voltado para o reaproveitamento de pneus inservíveis para a construção de parques sustentáveis.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados