Cotado para comissão de Relações Exteriores, Nelsinho Trad fala em diálogo em pauta com EUA
O senador de MS, que deve voltar ao comando da comissão, fala em ‘DNA pacífico’ do Brasil em relações internacionais
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cotado para presidir a CRE (Comissão de Relações Exteriores), o senador de Mato Grosso do Sul, Nelsinho Trad (PSD), comentou sobre o papel da comissão no atual cenário das relações internacionais. O político é candidato para comandar o grupo após eleição de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) à presidência da Casa.
O senador comentou sobre presidir a comissão em um momento considerado delicado no cenário, com taxações, imigração e a relação com os Estados Unidos após as eleições de Donald Trump.
“Exercer sempre a diplomacia que é a mola-mestra das relações internacionais. O Brasil tem um DNA pacífico estampado na sua genética e vamos procurar sempre buscar o diálogo entre as partes. É logico que, qualquer relação bilateral, em que possamos ser prejudicados, terá reações. Mas a gente espera que exercendo de maneira ímpar, as questões diplomáticas para reforçar aços e buscar entendimento, chegaremos sempre a um bom acordo”, disse.
Questionado sobre a situação dos imigrantes deportados ao Brasil, algemados e acorrentados em voo, Nelsinho Trad disse que é uma situação que precisa ser revista.
“Em um passado recente, não tivemos histórico [como esse]. São brasileiros, que não tem antecedentes criminais, que foram atrás de sonhos e que precisam ser respeitadas. Que se tiverem que mandarem de volta para o seu país, que seja de maneira civilizada”, afirmou.
Comissões do Senado
Conforme publicado na última semana, Nelsinho deverá presidir Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, atualmente comandado por Renan Calheiros (MDB-AL). Vale lembrar que o senador de MS já ocupou o colegiado em 2019 e 2020.
Os indicados, em geral, costumam ser definidos por acordos antes das votações. As escolhas dos nomes levam em conta o tamanho das bancadas, articulações e troca de apoio para a presidência do Senado.
Do partido de Nelsinho, Otto Alencar (PSD-BA) deverá ficar com o comando da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Com 15 senadores na Casa, o PSD teria negociado em troca de apoio à candidatura de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) à presidência do Senado. Otto seria candidato, mas abriu mão da presidência para pavimentar o caminho de Alcolumbre à cadeira do Senado.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Bêbado, motorista de Hilux bate em quatro veículos e arrasta motocicleta por 150 metros em Campo Grande
- Do Nova Campo Grande ao Leblon, mau cheiro se espalha por 10 km e torna noites insuportáveis
- Encapuzado, motorista de carro mata ‘Dinho da Nhanhá’ a tiros em conveniência
- Apostas de Mato Grosso do Sul acertam a quina e faturam R$ 41 mil na Mega-Sena
Últimas Notícias
Arma usada por Renan para tentar matar a ex-mulher era do pai, policial militar
Amiga da vítima que também foi ferida a tiros morreu no hospital
‘Interesse individual’: MPMS arquiva denúncia de passageiro cego que teve passe negado pelo Consórcio Guaicurus
Promotora alegou que se passageiro quiser, pode entrar na Justiça
Com foco em temas contemporâneos, SED redefine currículos do Ensino Fundamental e Médio
A nova estrutura prevê maior abordagem de temas como sexualidade, gênero, educação financeira, bullying e educação digital
Assembleia Legislativa inicia trabalhos de 2025 com sessão solene nesta terça-feira
Sessão Solene terá início às 9h, após revista à tropa da PMMS e hasteamento das Bandeiras
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.