Pular para o conteúdo
Política

Confira como votou cada vereador de Campo Grande sobre apoio à anistia aos envolvidos no 8 de janeiro

Vereadores debateram perdão das penas aos que tentaram aplicar golpe antidemocrático em Brasília, em 8 de janeiro de 2023
Thalya Godoy -
vereadores câmara de campo grande
Todos os 29 vereadores participaram da sessão. (Reprodução, Câmara de Campo Grande)

Os vereadores da Câmara Municipal de aprovaram, na sessão ordinária desta terça-feira (8), uma moção de apoio à concessão de anistia aos golpistas do 8 de janeiro de 2023. Após várias discussões sobre o tema, a moção de apoio Nº 7 recebeu 17 votos favoráveis, sete contrários e cinco abstenções. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A matéria foi proposta pela bancada do PL – composta pelos vereadores Ana Portela, André Salineiro e Rafael Tavares -, sigla de Jair Bolsonaro. O ex-presidente e outros sete se tornaram réus no fim de março, acusados de liderar os atos antidemocráticos que culminaram nos ataques à Praça dos Três Poderes, em Brasília. 

Em defesa da matéria, o vereador Rafael Tavares reforçou o discurso da ala conservadora sobre qual seria o perfil dos que foram presos nas manifestações no Distrito Federal.

“Uma pauta que é muito importante, principalmente para as senhoras que estão presas, pelos pais de família que estão presos, muitos sem qualquer antecedente criminal […] gostaria de dizer o seguinte: os políticos do nosso país que não apoiarem uma anistia humanitária como essa serão lembrados na história do nosso país como pessoas que não deram suporte a esses inocentes presos políticos no momento”, declarou.

Já a bancada do PT votou contra a moção de apoio. A vereadora Luiza Ribeiro fez críticas às falas do vereador Wilson Lands (Avante), que se declarou a favor da moção. Além disso, defendeu que todos devem ser julgados perante à Justiça. 

“Quem comete crime, faz coisas erradas, vai ser tratado tudo igual. Não é porque é filhinho de papai. Esses ‘bolsonaros’ são tudo filho de rico, nunca trabalhou, viveu a vida inteira na praia […] agora vamos ficar envolvidos em um que precisa discutir coisas sérias, como resolver os problemas de Campo Grande, agora discutindo anistia para bandido?”, questionou a vereadora. 

O líder da prefeita na Câmara de Vereadores, Beto Avelar (PP), abordou na fala sobre a dosimetria das penas, tópico que tem sido recorrente nos discursos de políticos que defendem a revisão das condenações. “Eu concordo plenamente que as penas… uma pessoa vai lá e picha com batom: 14 anos de cadeia. Então sou contra isso, essas penas altas, mas não posso ser contra a pessoa que de sã consciência foi lá, deteriorou um patrimônio nacional e, principalmente, colocou em risco a nossa democracia”, ponderou. 

No painel da Câmara constou que todos os 29 vereadores marcaram presença no momento da votação. O parlamentar Otávio Trad (PSD) acompanhou a sessão remotamente. O “sim” significa que o vereador aprova a moção de apoio a anistia, enquanto o “não” indica que o parlamentar desaprova a matéria.

Confira como votou cada vereador de Campo Grande sobre a moção de apoio à anistia aos envolvidos no 8 de janeiro:

  • Ana Portela (PL) – Sim
  • André Salineiro (PL) – Sim
  • Beto Avelar (PP) – Não
  • Carlão (PSB) – Sim
  • Clodoilson Pires (Podemos) – Sim
  • Delei Pinheiro (PP) – Não
  • Dr. Jamal (MDB) – Não votou
  • Dr. Lívio (União Brasil) – Não votou
  • Dr. Victor Rocha (PSDB) – Sim
  • Fábio Rocha (União Brasil) – Sim
  • Flávio Cabo Almi (PSDB) – Não
  • Herculano Borges (Republicanos) – Sim
  • Jean Ferreira (PT) – Não
  • Junior Coringa (MDB) – Não votou
  • Landmark (PT) – Não
  • Leinha (Avante) – Sim
  • Luiza Ribeiro (PT) – Não
  • Maicon Nogueira (PP) – Sim
  • Marquinhos Trad (PDT) – Não
  • Neto Santos (Republicanos) – Sim
  • Otávio Trad (PSD) – Sim
  • Papy (PSDB) – Se abstém por estar presidindo a sessão
  • Professor Juari (PSDB) – Sim
  • Professor Riverton (PP) – Sim
  • Rafael Tavares (PL) – Sim
  • Ronilço Guerreiro (Podemos) – Sim
  • Silvio Pitu (PSDB) – Não votou
  • Veterinário Francisco (União Brasil) – Sim
  • Wilson Lands (Avante) – Sim
Painel da votação sobre moção de apoio à concessão da anistia. (Marcus Moura, Jornal Midiamax)

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trabalhador sofre queimaduras ao encostar calha em rede elétrica em MS

LUTA 24h

Ivan declara seu amor por Raquel: Resumo Vale Tudo, capítulo do dia 11/04/2025

Jão fica chocado com revelação de Cacá: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 11/04/2025

Notícias mais lidas agora

Empresa com R$ 44,6 milhões em contratos com o Detran-MS é multada por fraude em licitação

Riedel tarifas eua incentivo

Tarifaço de Trump representa “grandes oportunidades” para o agro, diz Riedel

VÍDEO: curto-circuito em máquina de lavar causa incêndio em apartamento no Nova Lima

Beto mostra as pinturas para Clarice: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 11/04/2025

Últimas Notícias

Polícia

Chefe que gerenciava rede de olheiros no contrabando de cigarros é preso pela Polícia Federal

Homem mantinha contato direto com fornecedores do Paraguai

Bastidores

[ BASTIDORES ] Almoço e look mudaram pauta em sessão

Calorão foi comentado em eventos e parlamentar até passou mal

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Conselho de Ética da Câmara é um nicho estranho e sem padrões de ética do Parlamento

Turma aprovou a cassação de Glauber Braga (PSOL-RJ) por um chute no traseiro de um integrante do MBL

Sérgio Cruz - O dia na história

1881 – Morre em Miranda, o homem mais “velho do mundo”

Tempo de vida de Cardoso Guaporé foi calculado entre 120 e 150 anos