A madrugada deste domingo (15) marcou uma escalada no enfrentamento entre Israel e Irã. O número de mortos em ataques noturnos do Irã em Israel subiu para 13 pessoas, incluindo três menores, informou o governo israelense. Pelo menos 380 pessoas ficaram feridas, nove delas em estado grave. Mais de 200 lançamentos de foguetes foram relatados durante a noite, segundo Israel, com 22 locais de impacto identificados.
Ao Jornal Midiamax, a subsecretária de Saúde de Mato Grosso do Sul, Christinne Maymone, relatou madrugada de alertas. Ela está na companhia de Marcos Espíndola, do setor de tecnologia da SES, e Ricardo Senna, secretário-executivo de Ciência e Tecnologia, hospedados em um hotel na região de Jaffa, em Tel Aviv.
Segundo Christinne, durante a madrugada, as sirenes tocaram duas vezes indicando a necessidade de buscar abrigo seguro. Ela conta que cada andar do hotel possui um bunker, um reduto fortificado, parcial ou totalmente subterrâneo, construído para resistir aos projéteis de guerra.
“As sirenes tocam, mas não escutamos nada, graças a Deus. Seguimos todas as orientações que enviam no aplicativo”, conta.

Alerta crítico
Print encaminhado ao Midiamax mostra notificações informando “fogo de foguetes e mísseis” se aproximando da região. A recomendação do governo israelense é para que a população entre em espaço protegido na área mais próxima. O aplicativo ainda indica que o tempo de chegada até bunker das autoridades de MS é de um minuto e meio.
Trata-se de um sistema de alerta em tempo real gerido pelo Ministério de Defesa Israelense sobre disparo de foguetes e mísseis na região, com instruções claras para que as pessoas se protejam imediatamente, informando o tempo estimado até o impacto.
Mais segura
Maymonne conta que optou por passar boa parte da noite no bunker. “Sinto-me segura. Este do subsolo é maior, então já fico por aqui. Estou com umas 15 pessoas, da nossa missão oficial e alguns hóspedes também”, afirma.
Apesar dos conflito se intensificando do lado de fora do hotel, com centenas de mísseis cruzando os céus da capital israelense, a subsecretária afirma que todas as autoridades estão tranquilas, “conforme esperado nesta situação”.
Por volta das 3h12, o aplicativo sinalizou encerramento do risco na área do hotel onde estão hospedadas as autoridades de MS.
“Passou o tempo. Ontem o alarme tocou quatro vezes. Sigamos”, afirmou Christinne à reportagem, com figurinha representativa à fé católica.
Aguardando retorno
O governo israelense já sinalizou que trabalha para providenciar um voo de retorno das autoridades brasileiras, tão logo isso seja seguro. O espaço aéreo na região segue fechado, impedindo tráfego de aviões. No mapa, é possível ver um ‘buraco’ criado.
A missão oficial, prevista para ocorrer entre os dias 7 e 14 de junho, foi realizada a convite do Governo de Israel, com o apoio da Embaixada de Israel no Brasil, visando fortalecer a cooperação internacional e promover a troca de experiências em áreas estratégicas para o desenvolvimento da região do Brasil Central.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!
***