Nesta terça-feira (27), a senadora por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP), disse que a Comissão Europeia pode investigar o Carrefour e empresas francesas que difamaram a carne do Brasil. MS é um dos produtores agro do país. Assim, a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) protocolou denúncia na Comissão.
Conforme a senadora, o pedido implica “as quatro empresas francesas que difamaram nossa carne no ano passado”. Em Bruxelas, Tereza participa de comitiva da CNA.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Então, explicou que a Confederação “contratou um escritório especializado e hoje demos um passo decisivo na defesa do produtor rural brasileiro”. Em novembro de 2024, a CNA anunciou que entraria com ação contra o grupo.
A partir de agora, aguardam o andamento da denúncia. “O Brasil não aceita acusações infundadas contra nossos produtos, que seguem os mais rigorosos padrões de qualidade e sustentabilidade”, defendeu a parlamentar.
O documento pede a investigação, além de multa ao grupo de varejo. “A CNA conclama a Comissão Europeia a investigar a conduta dos varejistas franceses e assegurar que suas ações não comprometam os esforços conjuntos da União Europeia e dos países do Mercosul para a criação de um mercado mais aberto e competitivo”, diz um trecho.
Polêmica do Carrefour
Após polêmica, grandes frigoríficos do Brasil decidiram suspender o fornecimento de carne ao Carrefour. A medida é uma forma de boicote dos produtores, após o CEO global da rede dizer que deixaria de comprar carne brasileira e questionar a qualidade do produto brasileiro.