O bolsonarista e deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) comemorou a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em aplicar a Lei Magnitsky contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes. A sanção foi anunciada nesta quarta-feira (30). Esta é a primeira vez que a lei norte-americana é aplicada contra uma autoridade de um país democrático.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
“Nós que somos da direita, que somos oposição a esse desgoverno, comemoramos essas punições, pois hoje presenciamos um abuso dos poderes. A esquerda vem judicializando todas as pautas da direita, usando do Judiciário para fazer política”, celebrou o deputado de Mato Grosso do Sul.
O que é a Lei Magnitsky?
A medida prevê sanções como proibição de entrada no país e bloqueio de bens e contas bancárias nos Estados Unidos. A Lei Magnitsky foi criada em 2012, no governo de Barack Obama, e vinha sendo aplicada contra acusados de corrupção ou violações graves de direitos humanos.
Em comunicado, a justificativa da Casa Branca sobre as novas sanções contra Alexandre de Moraes — ele e outros ministros do STF já haviam perdido o visto norte-americano — estaria ligada ao julgamento contra Jair Bolsonaro (PL).
O ex-presidente é acusado de chefiar uma trama golpista e corre o risco de ser preso. Bolsonaro foi alvo de uma operação em julho e passou a usar tornozeleira eletrônica e cumprir toque de recolher.
O deputado federal de Mato Grosso do Sul é um dos grandes apoiadores do ex-presidente e ficou responsável, ao lado do deputado federal Zé Trovão (PL-SC), de organizar manifestações pelo Brasil a favor de Bolsonaro. Em Campo Grande, um buzinaço deve ocorrer no próximo domingo (3), na Praça do Rádio.
Nogueira também tece críticas à atuação do Senado Federal. O deputado federal licenciado e filho “03” de Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também defendeu, na semana passada, sanções aos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
“Não temos um Senado forte para fazermos valer o sistema de pesos e contrapesos. O que temos hoje é um Senado rendido e prostrado. Quem manda no Brasil é o Executivo e o Judiciário. As casas legislativas que têm a maioria dos votos da população não tem voz. Lamentavelmente, nossas prerrogativas constitucionais foram jogadas no lixo”, finalizou Nogueira.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***